Artigo: Quando iniciar um tratamento ortodôntico?, por Fabíola Rossato Arrais

Por Dra. Fabíola Rossato Arrais (Ortodontista e Ortopedista Facial)

Grande parte dos pais acreditam que devem levar seus filhos a um ortodontista somente durante a troca de dentição (período de dentição mista), ou ainda após erupcionarem todos os dentes permanentes. A associação americana de ortodontia recomenda que a primeira consulta seja realizada aos 7 anos de idade. Nesta primeira fase pode ser realizada uma ortodontia preventiva e interceptativa, ou seja, tentativa de minimizar futuros problemas dentários/esqueléticos, em uma fase onde os ossos da face ainda estão em crescimento. A partir, em média, dos 12 anos, onde os dentes permanentes estão irrompidos, se inicia a segunda fase, sendo chamada de tratamento corretivo.

Sabe-se que a avaliação precoce da criança pode detectar problemas em estágios iniciais que podem ser tratados de forma eficaz em uma fase de crescimento ósseo. Dessa forma, observe seus filhos e fique atento a alguns sinais como: Problemas na fala, deglutição, mastigação, respiração bucal, hábitos orais ruins como chupeta ou chupar dedo, dentes muito para a frente ou ronco. Esses são apenas alguns sinais. Se você tiver dúvidas, ou se acredita que seu filho deva ser avaliado por um profissional da área, procure sempre alguém capacitado, especialista em ortodontia e ortopedia facial.

Nós, da Clínica Jansen e Arrais Odontologia, estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas e avaliar seu filho com todo o cuidado e carinho.