Artigo: O acesso à saúde no Brasil, por Rafael Missio

Por Dr. Rafael Sprandel Missio, Médico Infectologista da Clínica Medizin – CRM 30737 (rs30737@hotmail.com)

Todos temos direito ao acesso à saúde no Brasil de forma gratuita e integral. Isso significa que desde a consulta no posto de saúde, a realização de exames, raios-x, ecografias e tomografias, consulta com especialistas, e finalmente o tratamento das doenças através de medicamentos, cirurgias, fisioterapia, etc., tudo deveria ser de fácil acesso e sem custos aos pacientes. É garantido por lei. Agora, caro leitor, faça o seguinte raciocínio comigo: a população brasileira aumenta anualmente e já somos atualmente 200 milhões habitando este país. Porém, a rede de saúde não acompanhou este crescimento e a quantidade de hospitais que temos no Brasil hoje é pouco maior do que tínhamos nos anos 70, quando a população era de 90 milhões. Pois é, a conta não fecha. No papel parece muito bonito: saúde para todos.

Todos têm acesso sim, desde que se sujeitem a permanecer na fila de espera por uma consulta no posto de saúde, que esperem meses por uma consulta com especialistas ou que tenham que mover montanhas por um medicamento especial para um filho doente. Muitas vezes, o preço por esta demora é alto demais. Muitos pacientes não sobrevivem a esta angustiante espera e morrem por vezes por doenças tratáveis ou curáveis. Obviamente estou generalizando, mas existem locais em que a saúde funciona, digamos, de forma mais organizada.

Enquanto a saúde no Brasil não sofrer investimentos e assim fornecer o que as pessoas de fato precisam, viveremos neste cenário. Diante disso, não resta nada aos pacientes senão procurar por alternativas, já que o outro lado da moeda, ter um bom plano de saúde, hoje é opção para poucos. Assim sendo, caros leitores, propagam-se pelo país clínicas médicas acessíveis à população. Algumas destas vão além, fazem parcerias com laboratórios, clínicas de ecografias, raios-x e tomografias, cobrando valores acessíveis pelo serviço. Esta é uma alternativa para aqueles que têm urgência em receber o atendimento médico ou que desejam uma resolução rápida para seu problema de saúde.

É importante, no entanto, procurar por clínicas que ofereçam condições adequadas de atendimento e que estejam de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, prefeitura e conselho estadual de medicina. Então, amigo leitor, esta é uma opção interessante para contornar este problema de saúde que se arrasta há muito tempo no Brasil e que infelizmente não tem perspectiva de melhorar tão cedo. Ou você acha que a população não vai continuar aumentando com o passar dos anos?