Artigo: Dores nas costas durante o trabalho? Cuidado com a postura!, por Raquel Rothen

Região – Tem gente que começa a semana cheia de disposição para o trabalho. No entanto, basta um dia de volta às atividades para sentir o ombro pesando, o pescoço duro, as costas doendo… Ainda mais se você trabalha em escritório e precisa ficar muito tempo na frente de um computador, ou de olho no celular a todo instante. Antes de colocar a culpa na segunda-feira e no trabalho acumulado, que tal rever a sua postura no dia a dia?

Durante a jornada de trabalho, o ideal é que você não fique sentado o tempo todo, pois prejudica a região lombar. Longos períodos de pernas cruzadas podem causar tensão em alguns músculos, pressionando o nervo ciático e provocando incômodo indesejado. O ideal é que você faça pequenas pausas ao longo do dia – levante-se, faça um alongamento e dê alguns passos antes de retomar o que estava fazendo. O ideal é não ficar mais de uma hora na mesma posição.

Quem trabalha com notebooks ou usa o celular por horas a fio também deve cuidar da postura. A tecnologia pode ser uma aliada na sua profissão, mas costuma ser uma inimiga para o pescoço. A tendência ao usar estes equipamentos é a de inclinar a cabeça para frente, tensionando os músculos do pescoço. Com o tempo e o uso excessivo, isso leva a desconforto muscular, dores de cabeça, e aumenta o risco de artrose na região.

Mas calma! Você não precisa trocar de emprego, nem se livrar dos seus eletrônicos. O objetivo é buscar um equilíbrio entre trabalho e saúde. Exercícios e alongamentos fortalecem os músculos e reduzem o risco de dor e desconforto. A quiropraxia é uma aliada para corrigir a postura e diminuir os problemas causados durante o expediente, seja pela manutenção da posição até às lesões por esforço repetitivo (LER).

Por isso, antes de colocar a culpa da fadiga e do incômodo nas costas na rotina do trabalho, que tal contar com a ajuda de um especialista e cuidar mais de você?