Artigo de opinião: Fusões e Aquisições em Pequenas e Médias Empresas

No segmento empresarial, não raras vezes nos deparamos com notícias sobre fusões e aquisições de grandes companhias empresariais, que possuem marcas de alto renome e cujos valores alcançam altas cifras, chegando a bilhões de Reais.

No noticiário nacional, como destaques das últimas semanas, podem ser mencionadas a aquisição das unidades dos supermercados “Big” e “Nacional” pelo Grupo “Carrefour”, e a aquisição da “Hering” pelo “Grupo Soma”. Essas transações bilionárias podem conduzir o leitor a entender que fusões e aquisições aplicam-se somente a grandes conglomerados econômicos.

Contudo, a verdade é que os mecanismos e as ferramentas de M&A (termo em inglês que designa as fusões e aquisições de empresas) são aplicáveis a empresas de todos os portes, e em todas as escalas. As pequenas e médias empresas têm várias alternativas empresariais para explorar, e muitas vezes esses caminhos ainda são desconhecidos pelos empresários.

O agrupamento entre empresas, por meio da fusão, é uma ótima alternativa para encarar desafios empresariais, que permitem o crescimento conjunto, ou a exploração de algum segmento ou atividade específica, por meio de conjugação de esforços mútuos.

A compra e venda de cotas empresariais, por outro lado, é ferramenta extremamente eficaz para a capitalização de recursos para empresas, o que facilita o crescimento da operação, e permite a obtenção de aportes financeiros sem a necessidade de vinculação a empréstimos bancários, por exemplo.

Dentro de um contexto empresarial de desafios, as ferramentas empresariais devem ser exploradas caso a caso, de modo a permitir a obtenção de soluções eficazes. As fusões e aquisições disponibilizam uma série de caminhos para os empresários e empresas, sejam essas pequenas, médias ou grandes.

 

Jackson Dutra

Advogado Empresarial