Arte dos Festejos Farroupilhas assinada por sapiranguense

Pelo segundo ano consecutivo, o artista plástico Mauro Vila Real, de Sapiranga, é a mente criativa responsável pela identidade visual dos Festejos Farroupilhas. Em 2021, o tema é “Caminhos de Anita”, em homenagem ao bicentenário da heroína farroupilha que se completa em agosto.

 

Como recurso de inspiração e também para compor da melhor maneira a relação amazona/cavalo, Mauro contou com o apoio do Centro Hípico Porto Palmeira e convidou a amazona Antônia Rossetti para servir de modelo. Antônia é de Taquara e tem 13 anos. Na obra, ela precisou ser envelhecida para representar Anita Garibaldi já adulta. “A relação do cavaleiro e cavalo é sempre muito delicada, pois qualquer erro na proporção, ou na construção artística fica uma coisa meio caricata”, explica Mauro. A ideia de uma modelo posando foi muito importante para que as proporções ficassem harmônicas e o animal ficasse mais real possível.
Mauro tem uma carreira consolidada, e parcerias com grandes Sapiranga empresas, como a DC Comics e já expôs seu trabalho pelo país inteiro e internacionalmente. Além disso, a relação com a cultura gaúcha está cada vez mais estreita, já que ele também produziu em 2020, e vai repetir este ano, a identidade visual da Califórnia da Canção Nativa, o evento mais importante da música tradicionalista.
Na arte do festival, no ano passado, Mauro utilizou a representação feminina e, agora, nos Festejos Farroupilhas, novamente consegue fazer essa abordagem, em função do tema. “Fico feliz de poder contribuir com essa recolocação do papel da mulher no cenário na cultura gaúcha”, destaca.
Mais destaques do artista no perfil @mauro_vilareal.