Arlem assina contrato para internet wi-fi em Nova Hartz

Tecnologia | Plano é interligar repartições públicas com internet

Nova Hartz – Um contrato de financiamento entre a Prefeitura e o Badesul/RS para a implantação de uma rede de fibra óptica no município foi assinada pelo prefeito Arlem Tasso. Através desta rede será possível interligar os postos de saúde, 70% das escolas, além dos principais prédios públicos.

A proposta prevê a instalação de 11 quilômetros de cabeamento de fibra óptica através de um investimento de R$ 270 mil. Essa rede será utilizada também para prover serviços de internet banda larga como o Wi-Fi que fornecerá acesso livre e gratuito e criará o primeiro ponto de acesso público que será instalado na Praça do Trabalhador (foto ao lado).

O projeto prevê a implantação de uma rede de telecomunicações com tecnologia GPON. “A construção da rede de fibra óptica é um investimento em tecnologia que estamos adotando no serviço público. Com esse sistema vamos qualificar ainda mais a comunicação entre os órgãos de governo e criarmos acesso a Wi-Fi na Praça do Trabalhador”, destaca o prefeito.

Programa foi lançado ainda em 2014

O financiamento com o qual Nova Hartz foi contemplada integra o projeto Cidades Digitais, lançado pelo Badesul e o governo estadual em 2014. Na época, além de Nova Hartz, Araricá também atendeu
aos critérios do Badesul e obteve a seleção.

A intenção do projeto é levar infraestrutura de redes de comunicação aos municípios gaúchos de pequeno porte, que contribuam para desenvolvimento econômico e social através da inclusão digital e da modernização dos serviços públicos para municípios com até 50 mil habitantes. A iniciativa tem apoio da Procergs e busca levar internet wireless gratuita em pelo menos uma área pública de cada cidade.

Crédito da foto: Rodrigo Machado