Área Azul de Sapiranga tem novo valor para multas de estacionamento

Nota da Redação: Na versão impressa publicamos esta matéria com o valor de R$ 16,00 quando não é feito registro de estacionamento via ticket ou aplicativo. O valor correto é R$ 26,00, que corresponde a 10 x R$ 2,60, o valor da hora na Área Azul. A informação foi repassada ao Repercussão pela Prefeitura.

 

Sapiranga conta, desde 2019, com um sistema de estacionamento rotativo em várias áreas do Centro. O reajuste de tarifas e dificuldades dos usuários com as máquinas de tickets gera polêmica na cidade.
A empresa contratada para fiscalizar e organizar este sistema de cobranças, a Rizzo Parking, atua em várias cidades do Brasil e tem sede no estado de São Paulo.

O sistema de estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul, opera por meio de parquímetros instalados em trechos centrais e ruas perpendiculares, monitores, aplicativo e vendas de tickets no comércio local.
O condutor tem o tempo máximo de 128 minutos (duas horas e oito minutos) com o veículo estacionado na vaga. O valor a ser pago vai acumulando de 32,65, 95 a 128 minutos. Passado esse período, há uma taxa de regularização paga pelo condutor. Em caso de não pagamento da taxa (ultrapassado o tempo permitido) o condutor será penalizado com multa.
No início de 2022, esse valor de multa foi reajustado em 30%, o que gerou insatisfação de muitos usuários, por considerá-lo desproporcional. Em nota, a Rizzo Parking declarou que “reajustes em concessões são previstos em lei. O reajuste chega a 30%, porém ainda está abaixo do IPCA”.
Atualmente, a cobrança está em R$ 13,00 para o condutor que fez o registro de ticket, mas ultrapassou o tempo solicitado. O antigo valor era R$9,50. Caso não aconteça o registro do estacionamento, a multa é de R$ 26,00 e deve ser quitada em até 72 horas, caso contrário gera uma multa de trânsito no valor de R$ 195,23 e dedução de 5 pontos na CNH.

Mudança de valores está prevista em contrato. é o primeiro reajuste em quase quatro anos

A empresa Rizzo Parking é terceirizada, ou seja, está contratada pela Prefeitura para viabilizar o serviço na Área Azul. Sobre o aumento da multa por exceder o tempo limite de 128 minutos, “a Administração Municipal informa que a mudança nos valores se dá em cumprimento de cláusula do contrato com a empresa. O reajuste é obrigatório por lei, sendo este o primeiro reajuste efetuado desde 2019”.
A Guarda de Trânsito auxilia no monitoramento de possíveis irregularidades através de um veículo adaptado com câmeras de vídeo. A imagem é integrada ao sistema da Rizzo, que é a responsável por valores.

Dificuldades para realizar o pagamento 

 

 

Empresa esclarece sobre reclamações de usuários

Através das redes sociais e até mesmo em contatos feitos diretamente com a redação do Jornal Repercussão, chegam muitos relatos sobre indisponibilidade do aplicativo RizzoPark na hora de cadastrar uma minutagem e até mesmo casos onde o saldo, que pode ser carregado previamente no sistema pré-pago, é indevidamente debitado do aplicativo.
Sobre a instabilidade na plataforma digital a empresa informa que “são realizadas mais de mil vendas diárias em todas as 50 mil vagas controlados pelo sistema Rizzo Parking e que a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento realiza corriqueiramente atualizações de segurança, impostas pelas bandeiras e bancos emissores de cartão.
Atualmente 89% das rejeições de recargas em nosso app são por falta de limite. Os outros 11% dividissem em dados digitados errado e com características suspeitas”.
A empresa possui uma Central de Operações na rua Sete de Setembro, 303, no Centro, onde pode auxiliar os usuários com dificuldade.
Reclamações constantes têm chegado à Câmara de Vereadores. “Promovemos uma análise detalhada do contrato, pois muitas pessoas nos procuraram. Considero que o reajuste efetuado é abusivo. Protocolamos isenção de pagamento em locais estratégicos para a população, mas sem sucesso. Queremos explicações da Rizzo”, cita o presidente da Câmara, Valmir Monteiro.