Área Azul de Sapiranga passa por mudanças

Sapiranga – Em julho de 2012 foi instaurado no município o sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Área Azul. Desde então, quem administrava as vagas era a empresa Rek Parking.

Após a sua implantação, ocorreram diversas discussões, entre elas: a cobrança de estacionamento em via pública, a geração de multas com o não pagamento em 48 horas da notificação por estacionamento irregular e a solicitação de aumento do tempo de tolerância, passando de 10 para 15 ou 20 minutos.

Quando assinado o contrato, a Rek Parking ficou responsável pelo sistema durante 10 anos. Contudo, no final de 2017, a empresa rescindiu o contrato alegando prejuízos financeiros na operação mensal. Desde o dia 1º de janeiro, a cobrança de estacionamento não é mais realizada.

Hoje, há 778 vagas em trechos centrais das Avenidas João Corrêa e 20 de Setembro, Rua Padre Réus e ruas perpendiculares.

Nova licitação e alterações na administração da área

A Administração Municipal deve anunciar ainda neste mês o processo de licitação para a nova operadora do sistema de estacionamento. A previsão inicial é que até o mês de março, o estacionamento esteja operando normalmente. “Já estamos com o edital da licitação finalizado e esperamos que até o final do primeiro trimestre já se tenha o serviço da Área Azul reativado”, destacou Miriam Monteiro, Procuradora Geral do Município.

A Prefeitura anunciou que, para 2018, será alterada a forma de gestão da Área Azul. O Município será responsável pela fiscalização e controle da arrecadação na operação do serviço.