Arboriza Campo Bom já plantou mais de 3 mil árvores

Mudas na Av. Brasil receberam placas para divulgar o programa de participação da comunidade Foto: Henrique Ternus

Por Henrique Ternus

Campo Bom – Em abril deste ano, a prefeitura de Campo Bom criou um Plano de Arborização Urbana, com o objetivo de aprimorar ainda mais a qualidade de vida no município. Incluso no plano está o projeto Arboriza Campo Bom, que prevê a participação da comunidade no plantio das mudas na cidade. Ainda no ano de 2019, houve a plantação de diversas árvores na Avenida Brasil, na lomba que faz divisa com Novo Hamburgo. Estas plantas receberam, nas últimas semanas, algumas plaquinhas que chamaram a atenção para as árvores. Nelas, constam informações sobre o projeto que pretende envolver a comunidade em maiores ações para o meio ambiente do município.

A prefeitura, portanto, realiza a doação de mudas no Horto Municipal, e fornece informações sobre o plantio correto tanto para os moradores como para empresas, que podem adotar áreas de passeio público para o plantio de mudas (semelhante ao que ocorre com a plantação de flores em canteiros). Assim, os empresários podem compensar o impacto ambiental gerado por suas atividades e ainda usar os espaços para anúncios. Para isso, as empresas devem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e agendar uma reunião, para que seja indicado local adequado e quantidade de mudas, além de fornecer certificado e selo de responsabilidade ambiental.

Confira como a comunidade pode ajudar

A comunidade em geral pode sugerir para a Sema os locais que considera prioritários para recuperação da arborização urbana, como trechos de ruas, avenidas, ciclovias e praças. É possível também enviar fotos de diversos ângulos da calçada e frente do imóvel, para que a Sema indique as espécies e cuidados apropriados para o local, além de doar as mudas e o adubo. Além disso, os moradores podem criar grupos de voluntários para realização de plantios pela cidade. A Sema pede que seja agendada uma reunião por telefone para organizar a atividade em equipe.

Mudas disponíveis

O Horto Municipal disponibiliza mudas para a população plantar no pátio sob orientação de técnicos da Sema, que indica quais são as árvores mais apropriadas para cada situação. As espécies mais recomendadas para locais com fiação elétrica são chal-chal, pitanga, goiaba-da-serra, ipê amarelo e aroeira-salsa, enquanto em locais sem fiação é possível empregar árvores maiores, como ipê-rosa, pau-ferro, sibipiruna e jacarandá. A solicitação de mudas pode ser pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3598-8643.

Secretário destaca a importância

O secretário do meio ambiente, Jeferson Timm, destacou os três principais benefícios que a arborização traz ao município. “Principalmente em Campo Bom, que é uma cidade muito quente, a gente não pode deixar de falar da temperatura. As plantas retém umidade e promovem sombra, e por isso são influentes no clima da cidade. Portanto, uma arborização bem constituída melhora a umidade do ar e a temperatura, e assim melhora o conforto térmico das pessoas, o que reflete diretamente na qualidade de vida. Outro ponto é o bem estar espiritual e paisagístico, que passa por melhorar o visual da cidade, ter uma paisagem bem planejada e constituída. E, por fim, a conservação da biodiversidade desenvolve corredores ecológicos para aves e borboletas”, destacou.