Dia a dia Posts em destaque

Arariquenses se mobilizam para implantar bombeiros voluntários e buscam apoios


  •   
  •  

Araricá – Episódios de incêndios e residências completamente destruídas pelas chamas são comuns neste tipo de situação. Mas, para dar uma pronta resposta à comunidade, um grupo de cidadãos está mobilizado para efetivar a implantação de um Corpo de Bombeiros Voluntários no município.

Entre os cidadãos que integram esse movimento está Renan Gobbi, que atua como socorrista no SAMU de Novo Hamburgo, mas que possui experiência de ter atuado dez anos como bombeiro. “O estopim para a criação dos Bombeiros Voluntários de Araricá foi o incêndio que destruiu uma residência no dia 18 de novembro.
A assembleia de constituição ocorreu em 22 de dezembro, e no dia seguinte, enviamos a documentação para registrar em Sapiranga”, relembra Renan.



Há cerca de duas semanas, a entidade foi oficialmente reconhecida com a obtenção do CNPJ. Nesta semana, a entidade criou uma conta bancária e os cidadãos e empresários que se sentirem confortáveis para doar qualquer valor, assim podem fazer.

“Desde 2018, temos recebido doações de equipamentos de empresas que estão nos apoiando com a criação dos Bombeiros Voluntários de Araricá. Recentemente, também estruturamos um cronograma de atividades para obtermos fundos para equipar a entidade. Um dos eventos será o Pastel Solidário em prol dos Bombeiros Voluntários de Araricá. Esse vento ocorrerá no dia 6 de abril, às 19 horas no Campo Municipal”, destaca Renan.

Entre as metas de curto e médio prazo dos integrantes da associação está a de sensibilizar a iniciativa privada para a cedência de algum prédio com capacidade de abrigar tudo o que um quartel necessita contar como alojamento, cozinha, escritórios e um pátio para estacionar o caminhão. “Quem sabe conquistamos o apoio de um empresário que nos ceda um espaço por um ou dois anos”, projeta Renan.

Diretoria e o futuro caminhão

Os membros da diretoria do Corpo de Bombeiros Voluntários de Araricá estão empenhados e articulando uma série de equipamentos para aparelhar a futura entidade. “Recentemente, tive um diálogo com um empresário que demonstrou interesse em repassar um caminhão usado, com 20 anos de uso, para a entidade”, revela Renan.

Mesmo em fase de estruturação, os Bombeiros Voluntários de Araricá contam com 26 voluntários. São 15 formados e que atuam em quarteis da região (Estância Velha, Novo Hamburgo e Campo Bom). Há outros 11 que deverão se formar nos próximos meses, e que poderão vir a se somar na entidade de Araricá.

“Queremos o envolvimento da comunidade, pois ela será fundamental na estruturação da entidade”, avalia Renan. Confira os membros: presidente Renan Gobbi, vice Cristiano da Silva, 1º secretário Guilherme dos Santos, 2º secretário Talis Batista, 1º tesoureiro Alikan Ramos, 2º tesoureiro Fabiano Pereira. Conselho fiscal: Tiago Specht, Vinícius Borges, Lucas de Sá e Jonas Bonho.


Voluntários capacitados para diferentes tipos de ocorrências no grupo

Entre os voluntários que integram o grupo está um mergulhador de resgate certificado internacionalmente, um instrutor de resgate em altura também certificado em todas as normas do setor, ainda há técnicos de enfermagem com certificação internacional em atendimento a vítimas de parada cardíaca e um adestrador de cão de resgate certificado pelo Exército Brasileiro. “Recentemente, fomos recebidos pelo prefeito, Flávio Foss, que se mostrou interessado na nossa iniciativa. Os vereadores que conversei, a maioria que tive contato, já expressou apoio para nós, mas acreditamos no envolvimento da comunidade, pois a comunidade se movimentando, conseguiremos fazer um trabalho bem bacana”, destaca Renan.

 

Equipamentos

Doados por Vida EPI’s
4 macas completas
4 jogo de talas para imobilização de fraturas
4 jogo de colares cervicais
1 reanimador adulto
1 reanimador pediátrico
1 colete imobilizador adulto
1 colete imobilizador pediátrico
2 conjuntos de aproximação ao fogo

Doado Por Panitz extintores
2 extintores de CO2
2 Extintores ABC
4 mangueiras de 1½
2 esguichos

Doado por PAAR treinamentos
2 cintos 5 pontos para resgate

Texto: Deivis Luz

Fotos: Divulgação

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 226
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse