Arariquenses buscam mais medicamentos

No aguardo | População encontra dificuldades para obter remédios na farmácia do Posto de Saúde

Araricá – A arariquense, Alzerena Dias da Silva, 67 anos, está preocupada com a saúde do seu esposo. “Meu marido, João Rosa da Silva, 72 anos, tem problema de coração e toma vários medicamentos. Ele foi submetido a sete angioplastias e na Farmácia Municipal não conseguimos mais os medicamentos selozok e paroxetina há quase quatro meses”, revela

O caso de Alzerena não é o único no Município. Situação semelhante leva sofrimento para outras três famílias de Araricá. É o caso de Orlando Camargo, 77 anos. “Estou em busca dos medicamentos clorpromazina e fluoxetina para minha esposa, mas na Farmácia Municipal não tem”, reclama o aposentado. Quem também reclama da falta de medicamentos é Silvana Rosa da Silva, 44 anos. “Meu pai tem problema no coração e precisa do medicamento tartarato e do remédio sinvastatina. Mas, no posto de saúde informam que não vão mais conseguir”, conta.

O registro de reclamações sobre a falta de medicamentos na Farmácia Municipal por parte da população é constante na Câmara de Vereadores. Semanalmente, os vereadores demonstram preocupação com o caso.

Secretaria explica o que está acontecendo

– Conforme o secretário de Saúde, João Nilmar da Silveira, o medicamento fluoxetina está em falta na distribuidora que venceu o processo licitatório na Prefeitura. O clorpromazina, de 100 mg, está disponível. Outros dois remédios (o tartarato de 100 mg e o Monocordil de 40 mg) também estão disponíveis na Farmácia Municipal. Sobre o sinvastatina, a empresa garantiu que deve entregar um lote à Prefeitura até a próxima segunda-feira.

– Por outro lado, o secretário revela que o AAS também está em falta na distribuidora e a Paroxetina e o sustrate não integram o elenco de medicamentos disponibilizados pela Farmácia Básica do Município. Estes são de responsabilidade do Estado. Sobre os medicamentos sustrate e fluoxetina, a Secretaria Estadual da Saúde disse que verificará o que está acontecendo, mas até o fechamento desta edição, não informou as providências que tomará.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664