Araricá repassa ecógrafo para Hospital de Parobé

Causa justa | Secretária de Saúde explica que medida foi colocada em prática para melhorar o serviço aos moradores

Araricá – Um aparelho de ecografia conquistado pelo Município, em 2015, acaba de ser repassado, gratuitamente, pela Prefeitura de Araricá ao Hospital São Francisco de Assis, de Parobé. Em contrapartida, a Secretaria da Saúde arariquense poderá utilizar mais de 50 exames de ecografia mensais, inclusive, exames de ecodoppler na instituição de saúde vizinha.

A secretária de Saúde de Araricá, Ana Elisa Lima, explica que a medida foi necessária, pois o Município não possui o profissional ecografista. “Além disso, a impressão dos exames é cara e tem a logística do serviço ainda. O ginecologista que temos não operava o ecógrafo. Seria muito caro manter um ecografista. Na verdade, nem sabemos como esse ecógrafo veio parar aqui. O Estado se passou”, pondera a secretária de Saúde.

Para não gerar dificuldades aos pacientes no aspecto da locomoção até Parobé, a secretária esclarece. “Levamos de carro todos os pacientes que necessitarão do serviço. Desta forma, teremos o exame rapidamente, impresso e com laudo. Essa mudança foi pensada para qualificar o serviço e o Hospital de Parobé atenderá muito bem os moradores”, destaca Ana Elisa Lima.

Jornal Repercussão acompanha serviço

Em 2015 (foto acima) o Jornal Repercussão registrou a chegada do aparelho e o anúncio do novo serviço em Araricá. Um ano depois, em 2016 (imagem ao lado), a reportagem mostrou o fim da fila de espera das cidadãs arariquenses que aguardavam há anos por um exame de ecografia.

Na época, conforme a Administração anterior, o aparelho foi obtido junto ao Ministério da Saúde, através do subprojeto QualiSUS-Rede/RS.