Araricá projeta futura avenida e conclusão de obras

Planejamento | Prestes a completar 20 anos de emancipação, município terá importantes ações concluídas

Araricá – Até o final de 2016, a Prefeitura projeta a conclusão de pelo menos cinco ações que ajudarão a qualificar ainda mais a infraestrutura nas áreas de saúde e educação. Com o andamento da construção de três escolas simultaneamente no município, Araricá saltará das atuais cinco para oito escolas municipais. As construções estão em andamento em três bairros e prometem aumentar as vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental para os próximos períodos letivos.

Conforme o secretário de Planejamento, Luciano Alves da Silva, entre as ações que a Prefeitura pretende pôr em prática nos próximos meses está a revisão do Plano Diretor. “Esse é um processo longo e que vamos reunir nossa equipe técnica para projetar futuras mudanças”, anuncia o secretário. Na área da educação ainda está prevista a construção de duas novas salas de aula na Escola de Ensino Fundamental Theno Grings. “Estamos elaborando o projeto”, explica Luciano.

Outra preocupação que necessita de uma atenção especial da Prefeitura são as constantes quedas de energia. Para tentar contornar esta dificuldade que afeta comerciantes, indústrias e a todos os moradores, a Prefeitura tem mantido contatos com a concessionária de energia elétrica AES Sul, para que a empresa invista e qualifique a rede elétrica em Araricá.

Projeto da água pode reiniciar em janeiro

O secretário de Planejamento destaca que após inúmeras reuniões na Caixa Federal, em Novo Hamburgo, os engenheiros pediram 15 dias para revisarem os últimos detalhes das alterações solicitadas para os técnicos da Prefeitura.

Projeto para tratar o esgoto

Outro encaminhamento futuro feito pela Prefeitura em 2015 e que poderá ter desdobramentos no transcorrer de 2016 é o projeto para o tratamento de esgoto gerado pela população. “Encaminhamos o projeto inicial para o governo federal. Com ele, a Corsan desenvolveu um projeto base e conseguimos nos manter dentro dos prazos. A liberação pelo governo federal está próxima. Outro ponto que estamos trabalhando é exigir dos futuros loteadores que façam os projetos de esgoto pluvial, a rede de água potável e a rede de esgoto cloacal, que futuramente, será interligada à nossa rede principal e que será direcionada para a futura Estação de Tratamento de Esgoto que será construída”, cita Luciano.

Está por acontecer

1 – Deve iniciar ainda em 2016, a construção da futura Avenida do Progresso (gráfico ao lado), interligando a RS-239 à Rua Dom Feliciano. A construção ocorrerá através da iniciativa privada e contará com uma ciclovia.

2 – Depois de entregar as escrituras para os moradores do bairro Morada Nobre, o próximo loteamento que receberá as escrituras serão os moradores dos loteamentos Fucs 1 e 2. A Prefeitura trabalha na documentação.

3 – Projetos para asfaltar as estradas que ligam Araricá à Sapiranga e à Nova Hartz estão na Metroplan e sem prazo para saírem do papel. A Avenida José Antônio de Oliveira Neto deve ganhar um espaço para caminhadas.