Araricá oferece alimentação saudável aos estudantes com itens da agricultura local

Preocupação | Jornada de Educação Alimentar serviu para fortalecer hábitos alimentares saudáveis entre estudantes

Araricá – Uma alimentação saudável, balanceada e com o cuidado dos agricultores familiares do Município. Esta é a merenda escolar oferecida pela Secretaria de Educação, que atende cerca de 1.143 crianças da rede municipal (418 somente da Educação Infantil). Durante a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (atividade proposta pelo Governo Federal), a nutricionista Cristina Oliveira abordou com as crianças os alimentos regionais do Brasil, em especial, as frutas.

E são justamente as frutas dos agricultores familiares de Araricá, como banana, bergamota, melancia, abacate, limão e laranja, que integram a dieta oferecida aos alunos. Os estudantes da Educação Infantil recebem, diariamente, cinco refeições – café da manhã, almoço, jantar e dois lanches (frutas) -, os do Ensino Fundamental uma refeição e os do Turno Integral ganham três refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde, e duas porções de frutas, uma no café da manhã e outra no lanche da tarde).

Nutricionista repassa orientações

Na Escola Raio de Luz, no início deste mês, a nutricionista mostrou aos pequenos como se faz uma salada de frutas com os itens da agricultura familiar. Na Escola Sonho de Anjo, Cristina Oliveira preparou um hambúrguer saudável, com pão de beterraba e bife de cenoura e espinafre. “As escolas infantis são excelentes locais para trabalhar a educação nutricional, pois as crianças estão formando seus hábitos alimentares e devem ser motivadas a experimentar alimentos saudáveis”, pondera Cristina.

Crédito da foto: Secretaria de Educação/Araricá

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664