Araricá não tem previsão para consertos de duas pontes em situação precária

Araricá – A ponte da Rua Dois de Dezembro sob o Arroio Ferrabraz, possui a sua estrutura danificada há quase uma década. Mais recentemente, após uma chuva torrencial atingir o município no mês de maio, uma segunda estrutura ficou danificada, desta vez, na Rua Julio Konrath, no Centro.

Uma das cabeceiras da estrutura, que fica bem próximo do Mercado do Tião, sofreu uma grande erosão (primeira foto na parte superior), e grandes pedras pararam no curso d’água do Arroio Ferrabraz. Na Câmara de Vereadores, Marcelo Madeira (MDB), alertou que uma das possibilidades para a erosão pode ter origem em um trabalho de limpeza com máquinas executada pela Prefeitura recentemente, hipótese essa afastada pelo secretário de Meio Ambiente, Gelson da Silva. “A limpeza não ocorreu na região da cabeceira da ponte. Preservamos a área da estrutura. Depois que surgiu o problema que retiramos algumas madeiras que caíram no leito do arroio”, esclareceu o secretário.

Desde então, a ponte segue intransitável, com cavaletes impedindo a passagem de veículos nos dois sentidos, sendo que apenas pedestres passam no local.

Sem previsão para iniciarem os consertos

Nos dois casos (na ponte da Rua Julio Konrath e na ponte da Rua Dois de Dezembro), a Prefeitura não possui prazos para iniciar os trabalhos de reconstrução e conserto das estruturas. Quando os trabalhos iniciarem a tendência é de que equipe da Secretaria de Obras desenvolva a reconstrução das estruturas através de mão de obra e recursos próprios.

Texto e foto: Taylor Abreu