Araricá e Sapiranga unidos para Celebração das Águas

Região – A sensibilização em torno da importância de preservar os recursos hídricos é trabalhada de forma conjunta entre os municípios de Sapiranga e Araricá.  
Através do Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam) e da Diretoria de Meio Ambiente de Araricá, um trabalho de educação ambiental é desenvolvido com 350 estudantes das redes municipais. Para envolver os adolescentes em uma atividade prática, Gustavo Reich, biólogo e  diretor de Meio Ambiente de Araricá e uma das professoras do Cemeam, Cátia Beatriz Appolo, organizam saídas de campo para coletar amostras de água, junto à córregos que descem do Ferrabraz em direção ao Rio dos Sinos.
Entre as escolas sapiranguenses envolvidas nas ações de educação ambiental está a Balduíno Wasem. Na semana passada, um grupo de estudantes foi até um córrego próximo e coletou uma amostra de água – atividade idêntica será aplicada pelo biólogo Gustavo Rech com estudantes de escolas de Araricá nos próximos dias.
O resultado das ações poderão ser conferidas na Celebração das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, que ocorre na próxima terça-feira (3 de setembro), no Centro de Cultura de Sapiranga, às 8 horas. A Celebração tem na coordenação o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), juntamente com os municípios parceiros do Projeto Permanente de Educação Ambiental da Bacia Sinos (PPEA).
Comitesinos organiza
*Toda a organização da Celebração das Águas é do Comitesinos e municípios.
*A abertura da Celebração das Águas 2013, ocorreu no início de agosto em Santo Antônio da Patrulha.
*O fechamento da Romaria é sempre no dia 12 de outubro, em uma grande festa que ocorre junto ao Rio Guaíba, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Nesse dia, representantes das nove bacias hidrográficas da região levam suas águas, que são misturadas e abençoadas, antes de serem devolvidas ao Guaíba.
*Na atividade da próxima  terça-feira (3), está prevista uma apresentação artística, chamada O Rio em Nós, com o músico Nenung
CELEBRAÇÃO ANTECEDE ROMARIA
A Celebração das Águas da Bacia do Sinos é a versão local (e integrante) da Romaria das Águas, que ocorre em todas as nove bacias que formam a Região Hidrográfica do Guaíba (rios Caí, Gravataí, Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari/Antas e Lago Guaíba). A iniciativa está em sua 20ª edição. A próxima Celebração das Águas ocorre entre Campo Bom e Novo Hamburgo, na sexta-feira (13), no Parcão de Novo Hamburgo.