Araricá e Nova Hartz enfrentam restrições em linhas da Citral

Infraestrutura | Linhas da empresa deixaram de passar em áreas do interior dos municípios, afetando moradores

Região – Moradores de duas localidades (do Campo Pinheiro e do Loteamento Coopheva em Nova Hartz e do bairro Emancipação, em Araricá) reivindicam a volta da circulação dos ônibus da Citral nas regiões. O impedimento no trânsito dos ônibus nas ruas Linea Maria Gewher (em Nova Hartz) e na Rua Leopoldo Krupp (em Araricá) ocorrem devido a obras de infraestrutura concluídas ou em fase final de conclusão.

Em Nova Hatz, a Citral deixou de circular na região do Campo Pinheiro e do Coopheva depois que a estrutura de uma ponte de madeira ficou comprometida, ainda em 2015. No início de 2016, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Nova Hartz providenciou a reforma completa da ponte existente no local. Porém, logo após a reforma, outra obra de infraestrutura voltou a interferir na circulação dos ônibus da Citral no local. “Suspendemos por um tempo a passagem de veículos na Rua Maria Linea Gewehr devido às obras da implantação da adutora da rede de água de Parobé à Nova Hartz. Mas, isso foi concluído”, explica Paulo Oliveira, que integra a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Nova Hartz.

O diretor administrativo da Citral, Ricardo Neumann, esclareceu que o motivo pelo qual os ônibus não estão circulando no local é o estado da ponte recém reformada em Nova Hartz.

Ponte apresenta condições de tráfego

Para o integrante da Secretária de Obras e Serviços Públicos de Nova Hartz, Paulo Oliveira, a ponte do Campo Pinheiro nunca esteve tão firme. “A ponte está 100% e não apresenta problema algum. Entraremos em contato com a Citral para verificar o porque não estão passando na região”, anunciou.

Citral comenta situação

Em contato com Ricardo Neumann, da empresa Citral, o diretor esclareceu que a ponte está com problemas. “Nos comunicaram que fizeram o conserto, mas a ponte não apresenta condições de tráfego de ônibus. Por isso, não estamos fazendo aquele trajeto. Vamos retornar com a circulação de ônibus na região assim que a ponte apresentar condições e segurança para os ônibus circularem”, justificou.

Citral deixa de passar na estrada velha

Em razão das obras de asfaltamento da Rua Major Bento Alves – entre o bairro Voo Livre, em Sapiranga, com a divisa de Araricá – a Citral deixou de circular pela chamada estrada velha. O trecho é uma opção secundária que liga os dois municípios e era utilizada pela linha circular da Citral no trecho entre Sapiranga/Araricá/Nova Hartz. O asfaltamento deve ser retomado esta semana. Na Câmara de Vereadores de Araricá, a dificuldade de circulação entre os dois municípios preocupa as lideranças. “A população que reside nas proximidades da Rua Sassá Mutema e na região do Colina Verde precisam se deslocar até a área central para utilizar o transporte público”, explica o vereador, Sergio Moura de Arruda (PDT). O diretor da Citral, Ricardo Neumann, revela que a dificuldade maior é a estrada que liga os dois municípios. “Nossos ônibus atolaram na estrada. Por isso, não estão passando no local”, conta.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664