Araricá e Nova Hartz aprofundam debate sobre o plano de concessão da RS-239

Região – A Câmara de Vereadores de Nova Hartz liderou uma audiência pública na terça-feira (4), para aprofundar o debate sobre o plano de concessões das rodovias estaduais, em especial, da RS-239. A agenda que contou com a presença de lideranças de Sapiranga, Parobé, Nova Hartz, Araricá, além dos deputados estaduais dos vales do Sinos e Paranhana, Issur Koch (PP), Faisal Karam, PSDB, e Dalciso Oliveira, PSB, contou com a participação dos prefeitos de Araricá e Nova Hartz.

 

O principal ponto citado no encontro pelas lideranças é a necessidade do governo estadual incluir na modelagem da concessão (estágio que antecede a proposta final do planejamento estratégico que dará as diretrizes para os investimentos na RS-239 para os próximos 30 anos) as obras e intervenções mais urgentes e fundamentais para o trecho de Campo Bom à Parobé da rodovia.
O diretor do Departamento de Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado, Rafael da Cunha Ramos, detalhou a proposta aos participantes do encontro e explicou diversos detalhes. Na prática, o atual cronograma de investimentos ao longo da RS-239 prevê investimentos não prioritários para os municípios, como por exemplo, adequação do acesso em Nova Hartz (o município cobra um viaduto ou uma trincheira no local), enquanto o Estado prevê uma nova rótula alongada e terceira pista na área.

Há previsão de construção de pontes e rótulas alongadas em Araricá e Sapiranga

O grave problema de conflito de trânsito nos retornos com alta incidência de acidentes ao longo da RS-239, em resumo, na visão do Estado e descrito no atual cronograma de investimentos futuros, prevê a substituição dos chamados retornos em xícara, por retornos alongados. Há previsão de construção desse modelo em praticamente toda a extensão da rodovia, contemplando os municípios de Sapiranga, Campo Bom, Araricá e Parobé. Essa medida encontra resistências das lideranças locais, conforme comprova a posição da presidente da Câmara de Vereadores de Araricá, Jordana de Lima. “Queremos um viaduto no acesso de Araricá, ciclovia e iluminação para ampliar a segurança na rodovia”, reivindica.

 

Lideranças avaliam modificações

Dalciso Oliveira, PSB
“Precisamos sensibilizar o governo do Estado para inserirmos as obras importantes na modelagem da concessão. O caso de Nova Hartz, de Araricá e de Parobé, na entrada da Bibi, são os mesmos que é a necessidade da construção de uma elevada. Não desistiremos dessas agendas.”

Issur Koch, PP
“Conseguimos fazer alterações e adequações importantes aos municípios. Minha posição é contrária a implantação de pedágios. Precisamos que concessão reverta em mais segurança e melhorias em trafegabilidade para os municípios que são cortados pela rodovia”.

Jordana de Lima, pres. Câmara de Araricá
“Queremos um viaduto, pois Araricá precisa muito de um acesso seguro. Uma ciclovia e iluminação para contarmos com o trecho mais iluminado também é de extrema importância. Viemos na audiência reivindicar essas melhorias.”

Juliano Borges Peres, pres. da Câmara de Nova Hartz
“Organizamos a audiência para entender os critérios usados pelo Estado para os investimentos futuros e saber as consequências da concessão para as comunidades localizadas às margens da rodovia. Queremos um retorno efetivo dos investimentos.”

Faisal Karam, do PSDB
“Entendo que é urgente resolvermos os problemas pontuais da rodovia que é a construção das passarelas, os viadutos e assim por diante. A duplicação é uma demanda posterior. Desde que a EGR existe, apenas 7,2 KM de rodovias foram estendidas.”

Glaucio Dietrich, cmdt. dos Bombeiros Voluntários
“O plano de concessões para as corporações que prestam serviços de bombeiros voluntários não prevê custeio para essas entidades. Isso impactará fortemente nos atendimentos de socorro em caso de acidentes.”