Araricá deve entregar sala de fisioterapia no próximo mês

Saúde | Ajustes e entrega de aparelhos ocorrem para inauguração, que deve ser nas próximas semanas

Araricá – Qualificar e ampliar o acesso dos moradores aos serviços de Saúde. Essa é a intenção da Prefeitura de Araricá, com a ampliação do Posto de Saúde Ana Néri, que a partir do próximo mês deve contar com uma sala de fisioterapia. Os moradores, especialmente do bairro Imperatriz e Campo da Brazina, devem ser beneficiados com a obra, que está localizada na Rua Serraria Ferrabraz.

A obra, que está em andamento há mais de um ano, já sofreu com vários atrasos. A primeira previsão de entrega era para fevereiro deste ano e, depois, para maio. Agora, com a estrutura pronta e finalmente equipada, a sala de fisioterapia abrirá as portas no próximo mês. Uma das vantagens do espaço será descentralizar os atendimentos de fisioterapia, que até o momento eram feitos no Posto de Saúde Central, que acaba sobrecarregado. “Já recebemos os materiais, faltam apenas dois fornecedores nossos entregarem o restante dos aparelhos. Após receber esses aparelhos, é preciso apenas fazer a sua instalação – o que deve levar em torno de uma semana – e então podemos entregar a sala. Assim, nossa previsão é para a segunda semana de agosto. Entre esses aparelhos, temos o ultrasom ainda por receber. Além disso, outros aparelhos dependem de técnicos para sua instalação, por isso precisamos de alguns dias”, avalia o secretário de Saúde de Araricá, João Nilmar da Silveira.

Outro investimento na área da saúde no Município arariquense é a conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Estação, com o investimento de R$ 491.147,29 e contrapartida município, de R$ 83.147,29.

Serviço aprimorado

Segundo o secretário de Saúde de Araricá, João Nilmar da Silveira, um dos benefícios que a sala de fisioterapia trará aos pacientes é justamente a comodidade. “Nossos pacientes já são atendidos, mas a ideia da sala é que esse atendimento ficasse mais próximo dos moradores do Imperatriz e Campo da Brazina, que até o momento precisam se deslocar até o Centro para isso”. Um dos pontos levantados pelo secretário é justamente o transporte para o deslocamento, já que o município é “cortado” pela RS-239 e os pacientes desses bairros têm de atravessar a rodovia toda vez que necessitam de atendimento. “Vai ficar mais fácil até para a fisioterapeuta, que hoje faz atendimentos a domicílio e também precisa realizar esse deslocamento. Sabemos que a estrutura de transporte do município não é ideal. Não temos transporte público, então essa estrutura nova deve facilitar a vida da comunidade daquela região”, considera o secretário. O novo espaço de saúde contará com aparelho de TENS, de ultrasom para fisioterapia, infravermelho, diva tablado e espaldar, além de bolas, apoios e itens menores.