Araricá conta com atendimento de bombeiros voluntários

Foto: Divulgação

Riozinho – Há três meses, a comunidade de Araricá conta com atendimento de bombeiros voluntários. A corporação é a resposta imediata para situações de emergência, como acidentes de trânsito e incêndios. Até então, a referência era a corporação de Nova Hartz, assim como Parobé e Sapiranga para ocorrências de maior gravidade.

 

O movimento para implantar os bombeiros surgiu a partir de um incêndio em dezembro de 2018, quando uma casa foi totalmente destruída pelo fogo. “A partir disso, a comunidade decidiu reunir-se e fazer a diferença. Após reunião de assembleia, constituíram a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Araricá, dando início, então, a uma corrida atrás de doadores e apoiadores”, conta o comandante Renan Gobbi.

Promovendo campanhas através de rifas, meio frango e pedágios solidários, foi adquirido o primeiro caminhão e um desencarcerador. Empresários doaram equipamentos para combate a incêndio, roupas de proteção e equipamentos de atendimento pré-hospitalar. A Prefeitura cedeu um prédio junto à Secretaria de Obras, dois veículos, sendo um administrativo e uma resgate, combustível e manutenção para os veículos, além de três funcionários para área administrativa e operacional.

45 ocorrências atendidas em três meses

O corpo de bombeiros voluntários de Araricá conta com 21 bombeiros e completou no último dia 4, seus três meses de funcionamento.
Neste primeiro trimestre, a equipe atendeu um total de 45 ocorrências, onde se destacam principalmente os atendimentos pré-hospitalares em acidente ocorridos devido ao grande fluxo de veículos que circulam diariamente na RS-239. “A cada dia nossa instituição tem se destacado pelo trabalho realizado em prol da comunidade. Tenho muito orgulho de estar à frente de um grupo de voluntários que, diariamente, deixa suas famílias para, de fato, fazer a diferença na vida das pessoas. Estamos em constante treinamento e atualização para que possamos entregar para a comunidade um serviço de excelência”, destaca o comandante Renan.