Aquisição de termômetros infravermelhos deve ajudar no combate à pandemia

O município de Sapiranga adquiriu 20 novas unidades Foto: PMS

Por Caroline Waschburger

Região – Na região, Campo Bom e Sapiranga, destacaram recentemente a compra de novos termômetros infravermelhos para ajudar no combate à pandemia. Até o momento, em Campo Bom, foram adquiridas 30 unidades e em Sapiranga, 20.

De acordo com a secretaria de Saúde de Campo Bom, esses termômetros permitem a aferição precisa da temperatura por meio da testa ou ouvido, com pouco ou nenhum contato no paciente, o que contribuiria para evitar a contaminação pelo coronavírus. Em Campo Bom, os termômetros infravermelhos já são utilizados em todas as unidades de saúde e contribuem para identificação e orientação dos pacientes com alteração de temperatura. Geralmente, a orientação é no sentido de encaminhar a uma unidade de saúde, ao pronto-atendimento ou permanecer em isolamento domiciliar.

Mesmo após a pandemia, os termômetros representam melhorias para as unidades de saúde e consequentemente, para população. “Sabemos que a identificação precoce e o isolamento dos pacientes contaminados é uma das principais medidas para o controle da disseminação do coronavírus. Toda forma de identificação de sintomas é válida, visando cessar o avanço do vírus”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

RELEMBRE OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

Os sintomas da Covid-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
– Tosse
– Febre
– Coriza
– Dor de garganta
– Dificuldade para respirar

Sapiranga adquire 20 unidades do termômetro

A secretária de Saúde do município de Sapiranga, Janete Hess, destaca que a secretaria sempre está renovando e ampliando de acordo com as suas necessidades, e agora, com a situação de pandemia, evidenciou-se a necessidade de novos termômetros infravermelhos, que ajudam a evitar a proliferação do vírus por não serem usados da mesma forma que o termômetro convencional. “Ganhamos em tempo para aferição da temperatura, diminuição da contaminação cruzada, conforto para o paciente e sem perder a qualidade e eficácia do procedimento”, ressalta Janete. As novas unidades devem ser distribuídas nas unidades de saúde do município e devem trazer melhorias para o atendimento na área de saúde.