Aprovada em 2º turno a destinação de 1,2% do orçamento para emendas em Nova Hartz

Nova Hartz – Os vereadores aprovaram por unanimidade, em segundo turno, o projeto de lei que destina 1,2% da receita corrente líquida da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Executivo, para emendas parlamentares individuais. Votação semelhante já aconteceu anteriormente, em primeiro turno, quando também não houve nenhuma abstenção. Vale ressaltar que, obrigatoriamente, 50% do valor precisa ser destinado para a área da saúde.
A estimativa da autora do projeto, vereadora Neiva Scherer (MDB), é que cada vereador tenha a disposição em torno de 50 mil reais. “É apenas a regulamentação do que vínhamos pleiteando há bastante tempo. Nós tendo essa emenda em mãos, o valor desse percentual de 1,2% será dividido entre os vereadores. Os outros 50% serão destinados a qualquer outra necessidade. Como atendemos mais diretamente a população, do que o Executivo, acho justo que tenhamos acesso a emenda”, disse frisando que é importante que associações e conselhos estejam com documentação em dia para conseguirem receber qualquer valor proveniente desse orçamento impositivo.

“Soltaram os cachorros” em meio à sessão

Calma, a expressão acima não está relacionada a nenhuma discussão mais ríspida entre os vereadores. Mas sim, a apresentação por parte do responsável pelo Centro de Treinamento Animal Canino (CTA Canino), o adestrador Sidnei Pereira Flores, com o cachorro Hades. A presença do animal e do profissional responsável aconteceu a partir de menção honrosa sugerida e entregue pelo vereador Robinson Andrei Bertuol (PSC). A demonstração do trabalho do cão chamou a atenção do público presente no Plenário. O CTA Canino já participou de diversos torneios de cães de Polícia (K9) no Brasil e até mesmo no exterior. “É uma singela homenagem por parte da Câmara para o Centro e o Sidnei que, mantendo o foco e treinamento estão buscando capacitar cada vez mais os cães de combate levando o nome da escola por aonde quer que vá”, destacou o vereador Bertuol.

Legenda: Sessão aconteceu na noite da última segunda-feira
Foto: Fábio Radke

Vistas em projeto

A contratação temporária de professores e outros profissionais, solicitada pelo Executivo por meio do projeto de lei recebeu pedido de vistas por parte da vereadora Neiva Scherer. O texto menciona a necessidade de contratação de até 15 professores de educação infantil, 15 de edução fundamental área 1 e 10 na área 2, assim como 15 educadores multimeios, até 5 cozinheiras, 5 auxiliares de administração (secretários), uma terapeuta ocupacional e uma nutricionista. Licenças diversas ocasionaram o projeto.

Texto e foto: Fábio Radke