App contribui para denúncias de aglomeração e depósito de lixo

JuntaLá app recompensa por denúncias feitas Foto: Laura Blos

Por Caroline Waschburger

Região – Já é possível fazer denúncias contra o depósito irregular de lixo e até mesmo contra aglomerações durante a pandemia da Covid-19, e ainda ser recompensado por isso. O app JuntaLá foi criado em setembro de 2019, e foi oficialmente disponibilizado para downloads em dezembro de 2019, disponível inicialmente na Google Play Store, e na App Store, da Apple, desde janeiro de 2020.

Trata-se da ideia de uma startup social, que tem como objetivo resolver um dos maiores problemas do planeta: o impacto ambiental causado pelo descarte e destinação irregular de resíduos sólidos. A ideia surgiu diante do problema existente em todas as cidades, e da dificuldade encontrada pelo poder público de flagrar e punir os infratores. “Resolvemos oferecer recompensa para os usuários, como forma de incentivar as pessoas a se engajarem nessa causa e ajudarem o poder público na fiscalização da limpeza das cidades”, conta o sócio-idealizador Tiago Scherer.

Já em relação à opção de denunciar aglomeração de pessoas como forma de prevenir a disseminação da Covid-19, a ideia surgiu em meio à pandemia, com o objetivo de contribuir e ampliar o controle e fiscalização dos órgãos competentes.

Tiago, de São Leopoldo, criou o app em parceria com Gilmar Zwetsch, de Sapiranga, e conta que o uso da aplicação ocorre em escala nacional, e está disponível mundialmente em sete idiomas.

Saiba como denunciar

Para denunciar, o usuário insere o endereço da ocorrência, informações e imagem que possibilite identificação. Existe a possibilidade de criar login e receber recompensa pelas denúncias, ou realizar de forma anônima, sem recebimento de recompensa. Atualmente, cada denuncia corresponde a 2.000 pontos Crédito Verde. Com 10.000 pontos, o usuário pode solicitar o resgate de R$12,50 para sua conta bancária. Também há a opção de trocar os pontos por desconto em estabelecimentos e parceiros do app. É possível também consumir serviços de parceiros do aplicativo e receber pontos crédito verde e descontos especiais, com o objetivo de incentivar a economia local e oferecer recompensa para os usuários que contribuem.