Após vendaval Araricá segue sem energia elétrica, água e comunicação

Araricá – A situação no município ainda segue crítica, mesmo após mais de 24 horas do vendaval que destruiu uma escola, na noite do domingo (10), e danificou dezenas de residências na madrugada da segunda-feira (11). O Município está sem energia elétrica devido à interrupção na rede que leva energia de Sapiranga à Araricá. Às margens da RS-239, próximo do radar na divisa dos dois municípios, é possível perceber equipes da RGE Sul atuando para restabelecer o fornecimento da eletricidade. Além disso, somente quem tem telefonia via cabo está conseguindo se comunicar e como todo o Município é abastecido por poços artesianos não é possível fazer o abastecimento de água enquanto não retornar a energia.

Dos setores da Prefeitura estão mantidos somente os serviços essenciais como saúde e da Secretaria de Obras – que está auxiliando nos chamados. As escolas estão sem aula e a EMEF Francisca Isabel teve suspensão das atividades.

Até o momento, foram 70 casas atingidas pelo vendaval e uma família desalojada, devido à queda de um poste sobre a residência. Não há mais lonas e telhas na cidade e muitos serviços estão sendo procurados em Sapiranga.

Por enquanto, não há previsão de retorno da energia elétrica, mas equipes da RGE Sul estão trabalhando para restabelecer o serviço em diversos pontos do Município. A Defesa Civil local continua na busca junto aos órgãos estaduais para ter a situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado.