Após grande reformulação, Museu de Sapiranga reabrirá em agosto

Assim que as portas do Museu Adolfo Evaldo Lindenmeyer reabrirem para a visitação, o público terá uma surpresa positiva. Fechado para reformas estruturais, readequação de espaços e atualização do acervo, os trabalhos estão em fase final e a previsão é de que, ainda em agosto, o local possa receber visitantes novamente. “Na parte estrutural, ainda temos algumas coisas para finalizar, como na reforma do telhado que apresenta goteiras, mas na parte do acervo os trabalhos estão na reta final”, destaca Daniel Gevehr, diretor de Patrimônio Cultural e Museu que está coordenando os trabalhos.

Em relação ao acervo, os itens da casa do colono foram transferidos para o Parque Municipal do Imigrante, o que permitiu uma melhor organização do espaço. “Com isso, coisas que estavam no depósito puderam ir para o espaço de exposição”, explica Daniel.

Com a nova disposição dos itens, o museu contará com discoteca, videoteca, acervo da imprensa, mapoteca, acervo de fotos e documentos. “Os documentos originais estão aqui nesse espaço”, cita Gevehr, detalhando ainda que o museu também contará com uma biblioteca. “Temos aqui todo o acervo do Leopoldo Sefrin”, pontua. Daniel detalha que a reformulação trará outro função ao museu. “Agora, além de espaço de visitação, o museu também será um espaço de pesquisa, porque o acervo documental do museu está disponível para a comunidade”, salienta Gevehr.

Limpo e organizado

Além do cuidado com o acervo e a estrutura do prédio, a revitalização do Museu também contará com intervenções externas. “A parte externa estava muito feia, com as paredes totalmente pichadas e hoje estão limpas. Uma empresa fez todo o projeto de revitalização que vai começar em breve”, explica. “É importante dizer que tudo está limpo, organizado, livre de traças e cupins. Foram quatro meses de limpeza e organização”, finaliza Daniel.