Após apresentação preliminar de traçado para RS-010, Sapiranga vai propor outra alternativa para rodovia

Na última semana, o Governador Eduardo Leite e representantes de municípios da Região Metropolitana, entre eles Sapiranga e Campo Bom, participaram da apresentação do estudo de alternativas viárias para o traçado da RS-010. A chamada Rodovia do Progresso está em pauta desde 2010, quando foi projetada, mas, desde então, segue em estudo de implantação. O traçado da rodovia é visto como alternativa para desvio do tráfego da BR-116, contornando a Região Metropolitana de Porto Alegre.

O material apresentado pela STE, empresa que desenvolveu o estudo, tem como objetivo analisar a evolução no desenvolvimento urbano desde quando foi entregue o último estudo sobre o assunto, há dez anos, incluindo impactos socioeconômicos, ambientais e de tráfego na malha viária da região.

Agora, os municípios poderão fazer sugestões ao estudo, entre elas, novas sugestões de traçado. É o caso de Sapiranga: logo após o fim da reunião, técnicos da prefeitura, a pedido da prefeita Carina Nath, já entraram em contato com o DAER para apresentar o modelo desenvolvido pela cidade com uma nova alternativa de traçado.  Nos estudos preliminares, o fim da rodovia está projetado junto ao posto do Comando Rodoviário, o que, no entendimento da prefeitura, trará inúmeros transtornos ao município. A proposta desenvolvida por Sapiranga prevê que a rodovia tenha seu final na divisa com Araricá, aumentando o trajeto em cerca de 5km.

Estudo com bases ambientais, sociais e econômicas

Tanto a prefeita Carina Nath como o secretário Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, destacam que o modelo projetado pela empresa que realizou o estudo não contempla demandas importantes da cidade e ocasionaria diversos problemas após a conclusão da rodovia. “As alternativas não contemplam nossa proposta de um novo traçado ambientalmente, socialmente e economicamente melhor”, pontua a prefeita. “Nós queremos preservar as vidas e entendemos que o desenvolvimento da cidade é muito importante, mas a gente percebe que o fluxo de veículos que será gerado com esse traçado irá impactar diretamente em Sapiranga, uma vez que somos uma cidade que a zona urbana está diretamente ligada à 239”, acrescenta Regla. Além de um novo traçado, Sapiranga irá fazer uma solicitação para detalhar o estudo realizado pelos técnicos da cidade. “Além de encaminhar nossa sugestão, vamos solicitar uma reunião com o Estado para mostrar a nossa proposta de traçado e como ele vai impactar o município”, explica Carina. O traçado projetado por Sapiranga é economicamente e ambientalmente mais viável.  “Seriam menos desapropriações e mais banhados preservados”, comenta o secretário.

Campo Bom também quer reunião

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, também participou do encontro com o governador e também pretende aprofundar os traçados apresentados pela STE. “Dos quatro traçados apresentados na reunião com o governador Eduardo Leite, parece que nenhum traria grandes problemas para Campo Bom. Mesmo assim, estamos agendando uma reunião com a empresa que elaborou essas alternativas de rotas da via, para sabermos se realmente não haverá impactos ambientais consideráveis no município”, destaca Orsi. O prefeito acrescentou que vê com bons olhos a abertura da rodovia, uma vez que beneficiaria o Loteamento Industrial e a área do bairro Quatro Colônias Norte.

Em sua manifestação durante o encontro com prefeitos e o DAER, o governador Eduardo Leite destacou a importância do estudo preliminar para as futuras ações a serem realizadas no projeto da RS-010. “Essa primeira etapa de apresentação do estudo é uma parte fundamental para subsidiar as futuras tomadas de decisões acerca do projeto. O governo do Estado vem trabalhando para, junto à sociedade, elencar as prioridades de cada região e, com isso, estimular o desenvolvimento do Estado”, pontuou Leite.