Aplicativo permite marcação de consulta e acesso a dados da Saúde em Sapiranga

Sapiranga –  Iniciou nesta semana, a fase de testes do novo aplicativo TunTun, que será utilizado pela Secretaria de Saúde e que tem por objetivo principal possibilitar aos cidadãos de Sapiranga o acesso a dados importantes dos seus registros da área da saúde pública do município.
Segundo a secretária de Saúde, Janete Hess, este será um canal de comunicação entre o serviço de saúde municipal, profissionais da área da saúde e a população sapiranguense. Para ter acesso, o cidadão precisa baixar o aplicativo, que está disponível gratuitamente. Após irá ativar o aplicativo junto à Unidade Básica de Saúde de sua referência (que será a do bairro de residência do morador), e, então, terá acesso às funcionalidades do aplicativo Tun Tun. “Neste primeiro momento, estamos em fase de teste do aplicativo, então os agendamentos de consulta ainda não estão liberados para serem efetivados, contudo, pretende-se, após aprovada a testagem, que o cidadão consiga agendar as consultas que necessitar, seja com médico clínico geral, especialista, assim como atendimentos com a enfermagem e exames”, explica a secretária, que comemora a implantação do aplicativo como uma grande conquista para a Secretaria de Saúde e comunidade em geral do município.
As funcionalidades liberadas inicialmente são: cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) 100% digital, lembretes de procedimentos da área, histórico e confirmação de consultas, histórico de receituários, atestados, orientações e laudos, além da carteira de vacinação.
Ainda conforme a secretaria, o aplicativo Tun Tun está disponível para todas as Unidades Básicas de Saúde e o investimento municipal na nova funcionalidade é de R$ 3.471,86 por mês.
Segundo a assessoria, o app estará disponível nas lojas de aplicativos dentro de alguns dias para todos os moradores.

“O aplicativo Tun Tun trata-se de um grande avanço para a comunidade”, diz secretária

A secretária de Saúde avalia a inclusão do aplicativo Tun Tun junto ao serviço de saúde do município como “um grande avanço para a comunidade. Será possível ao cidadão ter acesso à carteira de vacinação e ao demonstrativo de transportes/passagens, histórico de receituários, atestados e laudos, e, posteriormente, ao agendamento das consultas e exames, tornando esta atividade muito mais célere”.

Evitar o deslocamento até a UBS para agendamentos

Com o Tun Tun, as pessoas poderão realizar o acompanhamento de seus dados clínicos na rede municipal e agendar conforme sua disponibilidade, pessoalmente, sem necessidade de se deslocar à Unidade de Saúde apenas para este agendamento. Além disso, há a função de lembrete, na qual o aplicativo enviará um alerta para que o cidadão não esqueça do agendamento realizado, e de confirmação, no qual o particular confirmará seu comparecimento na consulta agendada ou a desistência da mesma, evitando-se a falta na consulta. “De fato é uma tecnologia que visa e que, acredita-se, contribuirá com a saúde pública municipal e com a rotina das pessoas”, reforma a secretária da Saúde.
Dentro dos agendamentos realizados, ainda existem muitas faltas em Sapiranga. Em relação ao mês de março, houve 64,86% de falta nos agendamentos de pré-câncer e 32,83% nos agendamentos de nutricionista, sendo estes os maiores índices de faltas, conforme apurado pela Secretaria de Saúde.

Segundo aplicativo

A Prefeitura de Sapiranga também está disponibilizando aos moradores outro aplicativo: o SapiCity. Ele possibilita serviços aos cidadãos de forma autônoma e simples, permitindo que a população faça solicitações à Prefeitura e às Secretarias Municipais por meio da plataforma. O intuito do novo projeto é digitalizar processos e facilitar o relacionamento dos munícipes com a Administração. O download pode ser feito através do link https://rb.gy/ouqetg (para celulares com processador Android).