Aplicativo Nina pode ser utilizado para retorno de atividades dos alunos em Sapiranga

Secretária Cláudia e Aline destacam a importância do Nina (Foto: Melissa Costa)

Sapiranga – O aplicativo Nina, utilizado pela Secretaria de Educação de Sapiranga para auxiliar no estudo remoto dos alunos como alternativa de envio de atividades da rede municipal de ensino, agora conta com uma nova funcionalidade. O aplicativo, que permite que pais e alunos tenham acesso às atividades escolares, com a nova adição permitirá também a entrega das atividades pelo próprio aplicativo, processo que antes era feito diretamente nas escolas.
Para isso, o aluno deverá realizar a atividade, tirar uma foto e carregá-la no aplicativo ou no site (https://educaweb.sapiranga.rs.gov.br/nina/login). O aplicativo Nina é integrado ao sistema EducaWeb e vem sendo utilizado pela rede de ensino sapiranguense desde agosto de 2020, auxiliando professores e alunos na educação remota, desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.
A secretária de Educação, Cláudia Kichler, ressalta que o objetivo da secretaria é incentivar cada vez mais a atualização do novo aplicativo. “Para quem não tem acesso a internet ou possui outras dificuldades, as escolas também continuam distribuindo os materiais. O Nina foi habilitado para todos os alunos, através do seu responsável”, disse ela.
Qualquer dúvida que os pais ou responsáveis pelos estudantes enfrentem na hora de baixar material ou até mesmo no momento de enviar as atividades prontas, a orientação é entrar em contato com a escola do aluno. “Em todas as unidades, haverá profissional atendendo e podendo sanar as dúvidas. Estamos em um momento de adaptação e todos estamos trabalhando para ajudar e melhorar o ensino”, disse.

Somente o solicitado

A secretária Cláudia diz que o retorno das atividades pelo aplicativo é uma forma dos pais não precisarem se deslocar até a escola. “Não precisa mais levar o material até os professores, basta fotografar a atividade e carregá-la no aplicativo. Além disso, não são todas as atividades propostas que precisam ter o retorno do aluno. Quem estipula a necessidade de devolução são os professores. Para que as famílias possam entender bem como funciona, fizemos um tutorial para essa devolutiva, assim como as equipes nas instituições também estão aptas para explicar e tirar todas as dúvidas”, completa Cláudia.

“Esse retorno é importante para validar o ano letivo”

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Andrioli, explica a importância das famílias retornarem com os materiais solicitados pelos professores. “Como sempre, a parceria escola e família é muito importante. O ano de 2020 pegou a todos de surpresa e, então, a gente procurou manter vínculos. Agora, depois de formações, experiências, troca de ideias entre professores, vimos que existe condições da família participar mais ativamente ajudando o aluno a organizar sua rotina de estudos. Em nenhum momento queremos que os pais ensinem, este papel é do professor, mas é indispensável que o aluno tenha essa rotina de estudos, que baixem o App, que usem os recursos”, disse ela, acrescentando que “é fundamental que haja este retorno das atividades. A gente acredita que precisa ser um aprendizado diferente, focado nas habilidades essenciais de cada área do conhecimento e também precisamos do retorno para conseguir validar o ano de 2021 e para que o aluno possa ser aprovado para o ano seguinte”, reforçou Ana.

O que elas dizem sobre o APP

Cláudia Kichler, secretária de Educação. “O aplicativo Nina foi uma busca para conseguirmos atingir os alunos. Está sendo um período difícil tanto para as famílias quanto para os professores e vimos nesse aplicativo uma forma melhor de comunicação”.

Ana Andrioli, diretora pedagógica da Educação. “O retorno das atividades pelo aplicativo é muito importante, pois é nessa devolutiva que vamos conseguir avaliar os conteúdos feitos pelos alunos e avaliar o ano letivo de 2021”.

Carina Nath, prefeita de Sapiranga. “Estamos investindo também em uma nova plataforma para que as crianças tenham atividades virtuais e, assim, possam interagir melhor com os professores. Que possam assistir a aula”.