Aplicativo Civida será lançado em abril mas já ajuda a comunidade

Entrega da cama motorizada ocorreu no domingo, no bairro Sarandi, em Porto Alegre, para paciente portador de esclerose lateral amiotrófica. Fotos: Civida

Região – O app Civida, desenvolvido e idealizado por Lucas Reinhardt , tem o objetivo de proporcionar aos cidadãos uma alternativa para receber equipamentos de saúde que podem ser emprestados ou doados pela população ou empresas.

Uma troca sustentável, entre quem tem e quem precisa e não tem condições de adquirir. O recurso será lançado oficialmente em abril deste ano.

A ideia inicial era que o lançamento ocorresse em dezembro de 2018, porém, por se tratar de um projeto voluntário, como explica Lucas, líder do projeto, as pessoas que fazem parte da equipe possuem outras demandas durante o dia. “Aí acaba demorando um pouco. A verba que temos é para o desenvolvimento do sistema”, ressalta.

Assim, desde o início do ano, a equipe vem promovendo ações de doações de equipamentos para já divulgar o app e lançá-lo na sequência.

Somente neste último fim de semana, 23 e 24, foram doados uma tipoia, uma cadeira de rodas e uma cama motorizada. Todas as ações podem ser acompanhadas na Fanpage Civida. “Em abril vai rodar no país todo e em cerca de três meses depois já lançaremos uma versão com correções e melhorias”, destaca Lucas. “Já temos uma equipe de testes interna, com personas que selecionamos e que fazem estes testes pra nós. Desde amigos, colegas, conhecidos, avós, pessoas que não conhecem, pra ver como está o sistema, se está intuitivo”, salienta Reinhardt, revelando a preocupação com a acessibilidade do aplicativo.

A necessidade será também a obtenção de patrocínios. “Para manter equipe engajada, poder manter atualizações, vai ser necessário patrocínio. E para as empresas é muita vantagem patrocinar um projeto social, é algo que vai ajudar um número estimado de 24% da população”, destaca o empreendedor.

O Civida hoje conta com quatro parceiros: Instituto 3M, Alfasol, Faccat e Arela. Lucas ressalta, entretanto, que não iniciou com o plano de captação de patrocínios porque o App ainda não está no ar. “Não posso pedir um patrocínio neste momento.Quero que o sistema entre no ar, e comece a funcionar”afirma. “Estou muito contente, porque aqui na região todo mundo já conhece, é fantástico.Essas matérias repercutem bastante.Só, realmente, agradeço”, declarou Lucas.

Equipe conta com seis profissionais voluntários

A equipe conta com seis profissionais, além de Lucas, que trabalham de forma voluntária no projeto. Fernando Lunardelli – CIO, Yuri Santos – Programador, Stefani Falcão – Designer Gráfico, Jean Carlos Fragata – Testes, Claucia Ferreira da Silva – Jornalista – DRT 15573, Alex Quinteiro – Redes Sociais e Fotografia e Ricardo Lemes – Criativo. A equipe vem trabalhando também na realização de parcerias com empresas de transporte. “Porque colocar no caminhão quando já está levando alguma coisa, não custa e pode ajudar”, destaca Lucas.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Civida