APAE Sapiranga celebra 41 anos em festa virtual com as famílias

Famílias e especiais realizaram comemoração remota, e enviaram suas homenagens à associação Fotos: Divulgação

Por Henrique Ternus

Sapiranga – A Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE) de Sapiranga completou 41 anos de história, no último dia 25 de julho. E em função do isolamento social, necessário em função da pandemia do coronavírus, a festa de aniversário da instituição foi realizada de forma remota. Segundo o presidente da entidade, Carlos Wingert, as famílias foram convidadas a realizar uma festa em homenagem à APAE em suas casas, cujos registros foram encaminhados para divulgação da associação. “É uma forma de estarmos unidos, perto, mesmo de longe”, afirmou Wingert.

Neste ano, a instituição, assim como toda a comunidade, precisou se adequar ao período de pandemia. Segundo o presidente, os alunos da escola passaram a receber atividades domiciliares e os atendimentos na área da saúde seguem ocorrendo por teleatendimento, ou atendimento presencial em alguns casos. “Este processo exige muita adaptação. A distância tem nos convocado a repensar novas formas de acolher e estar junto dos nossos alunos e pacientes”, ressaltou Carlos Wingert. A APAE, por ser uma organização da sociedade civil, mantém seus trabalhos através de uma parceria de repasses municipal, estadual e federal. Segundo o presidente da associação, estes auxílios não são suficientes para todas as demandas da instituição.

Associação conseguiu realizar melhorias estruturais neste ano

Carlos contou também sobre as melhorarias realizadas na estrutura interna da sede da APAE, como a adequação do mobiliário do refeitório e recepção. Além disto, toda a área externa foi reestruturada, e hoje conta com um parque com brinquedos, mini campo com grama sintética e espaço de convivência dos alunos. “A estrutura física conseguimos melhorar através de projetos, ainda queremos ampliar nossa equipe de trabalho, tanto na clínica interdisciplinar, como na área da educação”, contou Wingert.

APAE está aberta para doações

No momento, a APAE pede ajuda com arrecadação de alimentos, roupas, tampinhas e recursos para que seja possível ampliar os serviços e a assistência às famílias. Além disso, a instituição pede auxílio financeiro com quem puder contribuir. As doações via depósito podem ser feitas nas contas bancárias do Banco do Brasil, agência 0653-X, conta 64.491-9, e do Banrisul, agência 0416, conta 06.0260500-6. Além disso, quem quiser contribuir pode entregar a ajuda diretamente na sede da instituição, ou através de destinação do imposto de renda. Para mais informações, o contato pode ser feito através da página do Facebook da entidade, ou pelos números (51) 3599-2647 ou (51) 98226-0051.