Ao invés do velho quadro negro lousas digitais e tablets

Região –  Foi-se o tempo em que o único aliado do professor em sala de aula era o quadro negro, o mimeógrafo e o livro. A evolução tecnológica dos últimos anos fez Governo do Estado e prefeituras investirem em tecnologia.
No início do ano, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciou o repasse de 22 mil tablets para professores nomeados do Ensino Médio gaúcho. Nos municípios da região (Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz) 57 professores receberam os aparelhos e passam por treinamento. No entanto, as direções explicaram que os educadores ainda estão se familiarizando com a nova ferramenta, e estudando formas de utilizá-lo em sala de aula. 
A tecnologia na sala de aula em Campo Bom
Todas as 20 escolas fundamentais possuem laboratório de informática,  com professor, lousas interativas nas salas das turmas de 6º à 9º ano, uma lousa por escola nas turmas do 1º ao 5º ano e mesas educativas. Nas 22 escolas de educação infantil há disponível mesas educativas. As escolas ainda oferecem internet gratuita, e dependendo do projeto aplicado, smartphone, tablets GPS e câmeras fotográficas semi-profissionais.
O ônibus tecnológico na rede de Sapiranga
As crianças do Maternal 3 até os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, têm no Ônibus Tecnológico, uma ferramenta de aprendizado. Com quatro mesas interativas de jogos pedagógicos, as crianças têm suporte na alfabetização e nos conteúdos de sala de aula.
ARARICÁ
A secretária de Educação, Cátia Helena da Silva, explica que todas as escolas da rede municipal estão bem equipadas e possuem equipamentos que permitem a interação com a tecnologia. “Trabalhamos ainda para receber seis computadores interativos (que reúne projetor, microfone, DVD, lousa e acesso à internet) através do FNDE”, destaca. Lousas digitais (como em Campo Bom e Sapiranga) a rede ainda não possui.
CAMPO BOM
O uso da tecnologia está presente na rede campo-bonense através de 100 lousas interativas, que são utilizadas com estudantes dos 6ºs aos 9ºs anos. No processo de alfabetização, a rede também conta com 40 mesas interativas computadorizadas.
SAPIRANGA
A meta da Secretaria de Educação (Smed) é instalar 13 lousas interativas em 13 escolas do município. 
NOVA HARTZ
Receberá, em breve, lousas digitais para quatro escolas de Ensino Fundamental. Elas têm laboratórios com internet e computador interativo. Uma escola na zona rural possui o programa UCA (Um Computador por Aluno).