Antes de viajar faça uma revisão de itens básicos

Evite dor de cabeça | Pegar a estrada exige manutenção preventiva dos veículos

Para evitar acionar o pisca-alerta e usar o triângulo no acostamento é fundamental agendar uma revisão preventiva do seu veículo. Entre os itens mais básicos que devem ser inspecionados estão a pressão dos pneus (incluindo o estepe), macaco, triângulo e chave de roda e se todas as setas estão funcionando. A substituição de uma lâmpada queimada é algo rápido e pode prevenir um acidente.

Em tempo de clima instável, é prudente conferir ainda se o pneu está em boas condições e se os limpadores do para-brisa estão em boas condições. Desta forma, estará encaminhando uma viagem tranquila e sem contratempos.

Viagens longas exigem revisão preventiva

– A troca dos fluídos devem seguir as orientações do manual do proprietário. Trocar apenas o óleo e deixar o filtro é contraindicado.

– Ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal de freio duro são claros sinais de defeitos no sistema. Faça uma avaliação mais minuciosa.

– Velas possuem durabilidade de até 10 mil KM. Cabos devem ser trocados a cada 50 mil KM. Falhas ocasionam desgate prematuro do motor.

– Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar problemas.

– A correia dentada deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas.

– A válvula termostática, a bomba d’água, ventoinha e os marcadores de temperatura no painel revelam o bom funcionamento do radiador.