Aniversário de Campo Bom : Rede de ensino tem educação conectada

 Campo Bom – Os avanços tecnológicos estão cada vez mais integrados ao dia a dia de todos, não é diferente nas escolas, onde a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo. De uma hora para outra, professores e alunos tiveram que utilizar equipamentos eletrônicos para que as aulas pudessem continuar.

Em Campo Bom, essa mudança vem sendo positiva e aproveitada da melhor maneira. “Nos últimos dois anos, adquirimos muitos equipamentos de tecnologia, nós praticamente colocamos computadores novos em todos os laboratórios de informática, o que também foi feito nas secretarias das escolas. Compramos notebooks, também os chromebooks para cada professor; laboratórios móveis;telas interativas. E a última aquisição foram os tablets envolvendo desde o pré-1 até o segundo ano, com um foco maior na alfabetização, mas não impede que se use eles em outros anos”, comenta a secretária de Educação, Simone Schneider.
Outra medida importante foi a modernização da conexão de internet nas escolas, como conta Simone. “Só em equipamentos, o investimento aproximado é de R$ 5,5 milhões e, além disso, nós também buscamos melhorar a internet na escola, porque isso faz toda a diferença, o equipamento precisa receber uma boa conexão, para isso também foi importante a adesão ao programa Educação Conectada, do Governo Federal”, explica.
A estrutura das instituições de ensino e a capacitação dos professores também precisam receber atenção constante, aliada à aquisições de equipamentos. “Nesse momento estamos direcionando os esforços para capacitar os professores, para que eles possam utilizar esses recursos da melhor maneira”. Hoje, a maioria dos alunos já possuem acesso a equipamentos como computadores e celulares, então o objetivo não é só usar e, sim, encontrar maneiras para o equipamento enriquecer o aprendizado. “É também um ensino preparatório, temos a questão da criatividade, da autonomia, eles vão ter que ir superando os desafios, inovando. O professor tem o material à disposição, então ele precisa saber o que ele vai fazer, como ele vai usar esse equipamento para que o aluno possa se desenvolver”, destaca Simone.
O prefeito Luciano Orsi destaca que “esses investimentos têm o objetivo de garantir aos alunos campo-bonenses uma educação empreendedora, emancipadora, que faça com que se destaquem e consigam melhores oportunidades no futuro. Acreditamos nisso!”.

Disciplina fará parte do currículo escolar
Uma novidade para o ano letivo de 2023, que inicia em 14 de fevereiro, é a disciplina de Educação e Tecnologia que passa a fazer parte do currículo. As aulas já estavam previstas nos 8ºs e 9ºs anos e nas escolas de turno integral, e agora serão parte da grade desde o Pré-1 até o 5º ano, também com um período da aula de aprendizagem criativa. A partir do 6º ano, a disciplina já será um componente curricular.
A nova disciplina está relacionada à outra medida tomada pela Administração de Campo Bom na área da educação, o 1/3 de hora-atividade para os professores. Essa foi uma solução para que as horas a mais que os professores ficarão em período de planejamento sejam preenchidas com a disciplina de Educação e Tecnologia, beneficiando alunos e professores e antecipando o cumprimento das leis referentes ao tema.