AMVRS define municípios que terão radar OCR

Segurança | Agora, Estado cadastrará projeto junto ao Governo Federal para proposta avançar

Região – Depois de muitas reuniões e encontros com o governo estadual, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) bateu o martelo e anunciou as cidades que receberão os kits do Radar Óptico de Caracteres (OCRs). Ao todo, os seis municípios (Campo Bom, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Lindolfo Collor e Sapiranga) receberão 100 kits. Para esta ação, serão investidos mais de R$ 4,452 milhões de reais, que foram destinados pela bancada gaúcha da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Cada kit possui capacidade técnica de vigiar duas faixas: ou seja, o equipamento conseguirá monitorar os veículos em fluxos distintos na mesma rua – seja a avenida ou rua, simples ou duplicada. “Esta é uma câmera inteligente, pois emite um sinal sonoro para os policiais que controlam o sistema de videomonitoramento nos municípios. A tendência é de que todo o estado implante, no futuro, este tipo de equipamento”, pondera o assessor em segurança pública da AMVRS, Alberto Koppittke.

Processo natural para implantação do sistema

Alberto Koppitke esclareceu que após o projeto ser cadastrado pelo Estado, será necessário iniciar o processo de licitação para comprar os equipamentos. “Após a compra, que deve demorar cerca de 60 dias, será dada a autorização para a empresa iniciar a instalação dos kits e interligá-los com as centrais nos municípios. Nos dois primeiros anos, o custeio com manutenção dos equipamentos está incluído nos R$ 4,452 milhões. Somente a partir do terceiro ano é que a manutenção destes equipamentos ficará por conta dos próprios municípios. Os locais onde estes equipamentos serão instalados, em um primeiro momento, não serão revelados, mas uma nova reunião técnica acontecerá para definir de fato onde estes kits serão instalados”, explicou o assessor Alberto Koppittke.

Corinha valoriza ação

– A prefeita de Sapiranga e presidente da AMVRS, Corinha Molling, convocou o encontro da quarta-feira (31), que foi decisivo para estabelecer os quantitativos de câmeras que serão instaladas em cada município. “A instalação destes equipamentos é um ganho fundamental para toda a região. Com certeza vai coibir a criminalidade. Este momento representa uma vitória da união de todos os municípios. Esta mobilização mostra que a ação é promissora e que os kits começarão a ser instalados em breve”, comemora Corinha.

– No último ano (2016) os seis municípios que receberão o kit OCR registraram 4.104 ocorrências de furto ou roubo de veículos. “Isso é uma questão urgente e muito importante para reduzir estes números”, conclui Alberto.

Crédito da foto: Silvia Trovo

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664