Dia a dia

AMVRS dá inicio à programação de seminários sobre sistema prisional


  •   
  •  

Sapiranga/Região – A Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVRS) dá início na próxima semana a uma série de encontros regionais, para discussão da construção de presídios, em cada comunidade. Ao todo, serão 12 seminários com a participação de especialistas no assunto e nos quais se pretende chamar a atenção das famílias para o caos do sistema prisional gaúcho, que além de gravíssimos problemas estruturais e superlotação, vive sob o domínio de facções criminosas, resultando num alto índice de reincidência criminal e, em contrapartida, sérios problemas de ressocialização. A intenção do evento é conscientizar a comunidade que o problema dos presídios é uma realidade muito próxima e responsabilidade de todos. “A máxima de que bandido tem que estar preso e que quanto pior melhor não se aplica no sistema prisional, pois diariamente criminosos são soltos ou deixam de ser presos devido aos problemas estruturais e de gestão e isso afeta diretamente a vida das pessoas, seja por serem vítimas de um crime ou por receberem de volta, em suas comunidades, criminosos que retornam mais perigosos e endividados com as facções que mandam nas galerias dos presídios. Essa discussão é de todos e as pessoas precisam ter essa consciência para ajudar os municípios a encontrarem soluções conjuntas, quem sabe”, justifica Corinha Molling, presidente da AMVRS.

Com o tema Presídios: Essa Responsabilidade Também é Sua, o seminário se inicia na próxima quarta-feira, dia 2, às 9h, por Sapiranga, cidade sede da atual presidência da AMVRS e percorrerá a cada mês e com a mesma formatação, uma nova cidade. A intenção da entidade é concentrar nos eventos um publico formador de opinião e multiplicador da conscientização, neste sentido, o primeiro seminário será gravado em DVD e disponibilizado às cidades para que o conteúdo seja repicado em reuniões de bairros, escolas, entidades e associações, ampliando a discussão. A realização dos encontros é da AMVRS e a organização, em cada cidade, caberá à prefeitura local que disponibilizará espaço e se encarregará do convite às lideranças e de criar ações para os desdobramentos do evento.



No quadro de painelistas do seminário, profissionais experientes e conhecedores da realidade prisional da região. Confira:

Fernando Noschang – Juiz de Direito há 15 anos e titular há dois anos da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Novo Hamburgo, que abrange 38 cidades do Vale do Sinos e arredores. Vem estudando e escrevendo a respeito da execução penal, em busca de alternativas para a situação caótica que ora vivencia o RS.

Luciano Alessandro Winck Gallicchio – Especialista em Direito do Estado pela UFRGS é promotor de Justiça desde 2011, tendo atuado nas comarcas de Triunfo, Dom Pedrito, Osório e Novo Hamburgo, onde se encontra atualmente. Cabe a ele, por meio da 4ª Promotoria de Justiça Criminal, a fiscalização de todas as casas prisionais sob a jurisdição da VEC de Novo Hamburgo.

Ariane Maria Pereira Plangg – Advogada criminalista formada há 20 anos pela Unisinos e pós-graduada pela Fundação Ministério Público. Atua no direito criminal e Tribunal do Juri, sendo conhecedora de diversas casas prisionais da região, seus regramentos oficiais e a interferência das facções na vida do apenado.


Gabriela Streb – Advogada e coordenadora do Movimento #Paz, movimento da sociedade civil organizada que surgiu com a proposta de lutar pela extinção do regime semiaberto, matéria que acabou em proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso Nacional. O Movimento #Paz tem importante papel articulador entre sociedade e organismos de segurança e também atua com projetos em casas prisionais como a de Novo Hamburgo.

Serviço:

O que: seminário Presídio: Essa Responsabilidade Também é Sua
Quando: 2 de agosto, às 9h
Onde: Auditório Smed – Sapiranga

Fonte: Assessoria AMVRS

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse