Amvars fecha acordo com Sebrae para ações de turismo no Vale Germânico

Região – Estruturar produtos turísticos coletivos para destinos do Vale Germânico, estruturar e revisar os planos municipais de turismo de todas as cidades que integram a região turística e ativar/reativar os conselhos municipais de turismo de todas as cidades da mesma região. Essas são algumas das ações previstas no Acordo de Resultados assinado pela presidente da Amvars Tânia Terezinha da Silva, prefeita de Dois Irmãos, na tarde desta quarta-feira, 8, entre Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos- Amvars e o Sebrae RS. Além de prever ações que serão executadas pelas prefeituras preparando a região para a retomada do turismo após a pandemia, a ação deu a largada para a construção das rotas já definidas para o Vale Germânico, entre elas, Caminho das Cervejarias Artesanais, Caminhos Rurais e Caminhos dos Sabores, além de um 4º produto ainda a ser definido, já o Caminhos da Fé continua sobre atribuição de estruturação por parte dos gestores municipais. T

O diretor regional do Sebrae Marcos Copetti destacou que até o início do próximo ano a intenção é que todo o cronograma do acordo esteja estruturado, bem como a concepção e a estruturação dos planos municipais de turismo das nove cidades do Vale Germânico. Segundo ele a cultura do pertencimento das empresas e da comunidade são ferramentas importantes para ajudar a construir e formatar os roteiros. Ele destaca que o trabalho voltado a estruturação das rotas do Vale Germânico será executado por grupo de consultores que são referência no Estado, tendo experiências inclusive com trabalho de turismo para a região da Serra Gaúcha. “O Vale Germânico não é mais ficção. É uma realidade. A indústria limpa do turismo é eficiente e relevante para a economia e a pauta recente da crise epidêmica nos aponta como realidade as ações inovadoras, tecnológicas e transformadora que o turismo pode oferecer”, destacou.

A presidente da Amvars Tânia Terezinha da Silva salientou a necessidade da região em se reinventar. Segundo ela, mais importante que aguardar soluções é agir coletivamente para mudar. Tânia fez um chamamento às prefeituras da região para quê apostem no turismo como uma alternativa de desenvolvimento econômico, sendo uma importante solução agregadora de valores.

O diretor executivo do Sicredi Pioneira RS Solon Stapassola Stahl afirmou na videoconferência que o turismo é um produto e como tal precisa ter qualidade, preço e comunicação, ações alinhadas com o posicionamento do Sicredi, instituição que tem aportado recursos financeiros para ações do Vale Germânico e, portanto, também signatário do acordo de resultados assinado.

Fonte: Assessoria Amvars