AMVARS debaterá adoção de protocolos e medicamentos no tratamento precoce da Covid-19

Região – Os prefeitos do Vale do Sinos começarão a discutir, na próxima terça-feira (7), alternativas para o uso ambulatorial de medicamentos que podem contribuir para o tratamento da Covid-19. Prefeitos de outras regiões do Estado também iniciaram avaliações para a adoção de um protocolo clínico farmacológico, em nível regional, para incluir alguns medicamentos como hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes com sintomas iniciais da doença. Entre as associações de municípios que iniciaram esses debates está a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que inclui os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Guaporé, Veranópolis, Carlos Barbosa (clique aqui e confira a lista completa dos municípios).

 

Quem admitiu o início das discussões para a adoção de um protocolo clínico farmacológico foi a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daut: “Teremos uma vídeo conferência para discutir a implantação de protocolos visando o tratamento precoce aos pacientes de coronavírus. Como ainda há muita discussão sobre o tema, a reunião contará com a participação de uma equipe de médicos especialistas na área”, disse a prefeita.

 

Entre os medicamentos que podem ser usados no tratamento e que serão debatidos pelos prefeitos (as), especialistas e médicos está a cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes que apresentarem sintomas iniciais da doença. Alguns municípios do Brasil tem adotado até o fármaco Ivermectina (usado para combater piolhos e lombrigas). Clique aqui e confira um dos municípios que adotou o Ivermectina.