Ampliação do prédio da Escola São Mateus oferece espaço especializado

Sapiranga – Recentemente, a Escola São Mateus inaugurou dois importantes espaços que influenciarão no ensino e aprendizagem dos alunos. A escola passou a contar com um terceiro andar, onde foram construídas quatro novas salas de aula e banheiros comuns e adaptados. No segundo andar, um Laboratório Tecnológico foi construído, e em março a instituição contará com um elevador.

A reforma vem sendo planejada desde 2014, conforme explica a diretora da instituição, Dione da Costa Galvani, 48. “Trabalhamos no planejamento estratégico de 2014. Nesse período começamos a trabalhar, buscamos parcerias com profissionais da área, como engenheiros, arquitetos que nos auxiliaram nessa construção”, explica. A respeito dos valores investidos, Dione destaca. “Tudo da própria instituição, com base na organização. É fundamental que haja bom planejamento e pessoas que apoiem as decisões, por isso temos o conselho escolar, formado por membros da Mantenedora, a Igreja Luterana. Não é um trabalho só da direção da escola, mas sim do conselho escolar, dos pais que apoiam todos os nossos eventos e decisões. Eles são importantes nesse processo”, ressalta.

Mais espaço para atender melhor

De acordo com a diretoria da instituição, o terceiro piso será utilizado principalmente pelo Ensino Médio, neste espaço, além de um layout moderno, os alunos contarão com duas salas planejadas para se unirem formando assim um auditório. No Laboratório Tecnológico, segundo andar, acontecerão as aulas de LABTEC, em parceria com a ZOOM EDUCATION/ LEGO (educação tecnológica, robótica e programação), disciplina curricular da Educação Infantil ao 9° ano e optativa para o Ensino Médio. Os alunos do 1° ao 9° ano tiveram uma ampliação do horário escolar para incluir esta disciplina. As mudanças estruturais visam oferecer espaços especializados que contribuirão para o bem-estar e construção do conhecimento dos estudantes.

Diretora explica metodologia e melhoria

A diretora da escola São Mateus, Dione da Costa Galvani, explica que o novo espaço contribuirá para a Metodologia com uma abordagem interacionista, em que os alunos serão instigados a acharem soluções para diferentes desafios através do trabalho em grupo. “É um espaço todo novo, onde os alunos vão trabalhar em equipes em mesas para quatro pessoas, cada uma com um computador e um tablet, de acordo com as idades deles. A proposta é aprender fazendo, os alunos terão um desafio em cada aula e vão ter que cumpri-lo, através de trabalho em grupo, e depois disso apresentar para a turma como chegaram a conclusão. Eles podem chegar ao resultado de uma maneira diferente, mas no momento que eles estão com o desafio pronto, podem criar outras soluções, então os alunos vão além daquilo que foi proposto inicialmente, eles vão além do que foram desafiados”, disse.

Questionada sobre os motivos e no que a proposta resulta, Dione explica. “Incentiva o trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos, além de desenvolver as competências e habilidades essenciais para a vida, pois estamos em um mundo em constante transformação, então temos que educar esses jovens e crianças para o mundo que está vindo”, defende a diretora.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: São Mateus