Em Sapiranga, Alvará Eletrônico permite abrir empresas em até 24 horas

Empreendedor recebeu alvará em tempo ágil Foto: Divulgação/PMS

Facilitar e potencializar o empreendedorismo na cidade foi uma das ações defendidas pela prefeita Carina Nath ainda no tempo de campanha. E, com o passar dos dias, as inovações vão se tornando realidade. Desde a última semana, novos empreendedores já podem utilizar as funcionalidades do Alvará Eletrônico.

Integrante do Programa Sapiranga Integrada, o PSI, que também já disponibilizou para a comunidade os aplicativos Sapicity e TunTun, a plataforma do Alvará Eletrônico permite que toda a documentação necessária seja encaminhada de forma digital, evitando o deslocamento até a prefeitura. Caso não ocorra intercorrência e inconsistência entre os documentos, o processo será finalizado no prazo de 24 horas. A nova funcionalidade já foi apresentada para os representantes de escritórios de contabilidade.

“Queremos potencializar os serviços digitais”

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia está a frente dos processos de inovação juntamente com o Inova Sapiranga e o Departamento de Informática da prefeitura. O titular da pasta, José Della Santos, enaltece mais uma plataforma disponibilizada pelo PSI e elenca as vantagens do Alvará Eletrônico. “Um dos nossos objetivos, inclusive defendido pela prefeita em campanha, é que o empreendedor que vir para Sapiranga não perca tempo para abrir o seu negócio. Com os documentos em dia, o servidor analisa e encaminha a liberação”, explica. “A tendência é que os cidadãos não precisem mais se deslocar até a prefeitura para o encaminhamento de demandas, queremos potencializar os serviços digitais”, complementa Santos, ao lembrar também que a digitalização de processos permitirá que os servidores possam realizar mais atividades e também garantirá economia de recursos.

Valorizando e incentivando

A prefeita Carina Nath comemora mais um serviço disponibilizado de forma eletrônica e ágil para a comunidade, assim como ocorreu, recentemente, com os serviços do SapiCity e TunTun.

O empresário sapiranguensa, Fabiano Sidegum, prestador de serviços na área de tecnologia da informação, já está com o alvará de sua empresa em mãos após encaminhar o processo via Alvará Eletrônico. O empreendedor comemorou a agilidade do processo. “Só tenho elogios, da plataforma ao atendimento. Método ágil e eficiente na hora da solicitação. Interface simples e de fácil entendimento, tornando rápido a solicitação. Sem contar a rapidez que se tornou a aprovação. Realizei a solicitação e no outro dia já estava tudo ok, tudo feito e encaminhado. Realmente, estou muito satisfeito com o atendimento”, destacou ele.