Alunos sapiranguenses são premiados na Febrace

Sapiranga – Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula foram premiados na 18ª Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que aconteceria entre 17 e 20 de março na USP, em São Paulo. O evento foi cancelado na versão presencial e ocorreu de forma virtual entre 23 de março e 4 de abril. Os alunos Giovanna Vitória Fraccari Silva, Kamily Wickert da Conceição, Eduardo da Silva Castilhos foram os representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Emília de Paula e do Município na feira que teve as apresentações à banca de avaliação de forma online. Sob a orientação das professoras Eloisa Pereira Alves da Silva e Maiara Escouto Batista, concorreram na categoria Serviço Social.

Os estudantes foram premiados com Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). Eles receberão durante um ano subsídio para a continuidade do projeto Família estamos aqui! Trackduíno, o dispositivo rastreador de pessoas com comprometimento da memória, vulneráveis a perda de orientação espacial. Nesse período serão orientados pela professora Fabiana Heinen e coordenados academicamente pelo professor da Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre Márcio Miguel Gomes.

O projeto

“Família, estamos aqui!” surgiu após contínuos desaparecimentos da mãe de um aluno que sofre de esquizofrenia. Vendo a angústia dessa família, os estudantes da EMEF Maria Emília de Paula estudaram de que maneira poderiam ajudá-la. O projeto tem o objetivo de desenvolver uma espécie de pulseira que informa a localização do paciente que sofre com a falta de memória. Ainda, objetiva proporcionar à população de baixa renda um produto de baixo custo.