Alunos São músicos na Orquestra Jovem de Campo Bom

Campo Bom – A música e a arte estão na vida de todos nós de uma forma ou de outra. E para os alunos da Escola de Arte-Educação isso é ainda mais verdade. Com aulas no contraturno escolar, os estudantes das três redes de Educação do município têm acesso a diversas formas de arte. Aos que se destacam na música, há ainda a oportunidade de participar da Orquestra Jovem.

Com 35 integrantes, a orquestra é composta por alunos de cordas e teclados, metais, saxofones, flautas e percussão. A história do grupo iniciou em 2011, quando o professor Márcio Riegel apresentou um projeto de implantação de uma Camerata na Escola de Arte-Educação. Camerata se refere a um conjunto musical com poucos instrumentistas, cerca de 10 a 15. Com o aumento no número de integrantes, em 2019, a Camerata passou a ser uma orquestra através do Decreto Municipal nº6.659 que a nomeou como “Orquestra Jovem de Campo Bom”.

Participam da orquestra jovens que estudam música na Escola de Arte-Educação e atingem determinado nível, se destacando e sendo convidados a participar. Quando entram na Orquestra Jovem, os integrantes não estão mais na situação de alunos, mas sim de músicos – não profissionais.

A Orquestra já fez importantes apresentações em eventos e abrindo shows de orquestras profissionais renomadas como a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e a Orquestra de Sopro Eintracht.

O regente é o professor Rondineli Lopes. Ele é formado em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, além de maestro da Orquestra Jovem de Campo Bom, é professor de Metais na Escola de Arte-Educação de Campo Bom. Atua como músico na OSNH e também como músico convidado da OSPA e demais orquestras do estado. Ainda coordena dois projetos na EMEF Presidente Vargas, além da Banda Marcial, o Grupo Instrumental da escola. As aulas na Escola de Arte-Educação iniciam em 9 de março. As matrículas ocorrerão a partir do dia 26 de fevereiro, até a primeira semana de março. Podem se inscrever na escola jovens que moram ou estudam no município.