Alunos interpretam notícias do Repercussão na EMEF Floresta

Aprendendo a contar histórias | Discussão e dramatização de notícias são promovidas em sala de aula
Um estímulo ao estudo, uma maneira prática de visualizar e compreender a teoria que os professores passam aos alunos em sala de aula. É assim que o Repercussão na Escola, projeto do Jornal Repercussão no qual cada aluno dos sextos anos do município recebe um exemplar de suas edições, para que possam levar para casa, auxilia na vida escolar dos jovens estudantes.

Utilizar o jornal de forma que ele ajude os alunos a assimilar o conteúdo das aulas de português é justamente a preocupação da professora Raquel Fischborn, que realiza trabalhos diferenciados com os alunos do quinto e sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta, de Sapiranga. “Procuro usar o jornal em tudo que posso, principalmente na quinta-feira, quando o jornal chega para nós”, ela conta.

Um dos projetos mais singulares realizados pela professora foi a utilização das páginas policiais do jornal para trabalhar a literatura policial. “Não tem jeito, as páginas policiais são as que eles mais lêem. E usei os contos do Sherlock Holmes como contraponto…Assim estimulamos eles a notar informações no texto, a fazer conexões. E eles adoram as histórias do Sherlock Holmes, então foi uma maneira interessante de relacionar as coisas”.

Em fevereiro, o Jornal Repercussão compilou matérias a respeito dos 60 anos de Sapiranga em um caderno especial, que Raquel também aproveitou, para trabalhar o gênero da entrevista. “Fazíamos um teatro. Um aluno era o entrevistador e o outro, uma personalidade relacionada à história da cidade”, explica Raquel.

Estimulando a conversa entre pais e filhos

“Trazer o jornal para a sala de aula é notável porque faz com que eles se interessem pela escrita. Traz as notícias do bairro deles – e estimula a conversa em casa, já que os pais também vão querer ler o jornal. Eles às vezes reconhecem lugares ou pessoas nas fotos e ficam muito animados com isso. Eu sou de Rolante, então quando me perguntam `profe, conhece esse ou aquele menino? É esse aqui da foto’, eu nunca conheço. Mas acaba que isso estimula eles a observarem mais as coisas também”, comenta a professora Raquel.

Teatros baseados em reportagens

Entre outras formas de utilizar o conteúdo do jornal como complemento da matéria estudada, os alunos particularmente gostam da dramatização das notícias. “Pegamos uma notícia e fazemos um teatro sobre ela. Por exemplo, escolhemos a matéria que falava que quem vendesse bebida alcoólica para menores de idade ia para a cadeia”, conta o estudante Lucas da Silva Quevedo, de 12 anos.

Uma forma de aprender brincando

“A reportagem sobre a venda de bebibas alcoólicas para menores chamava atenção por ser importante. A gente via as crianças tomando bebida na esquina e agora sabíamos que quem vendesse ia ser preso”, continua Lucas. Ele aprova o uso do Jornal Repercussão em sala de aula. “É legal de usar o jornal assim, aprendemos brincando. A professora sempre passa algo pra gente fazer usando o Repercussão”, diz.