Alunos do Instituto Estadual de Sapiranga participam da FEBRACE 2015, em SP

Apoio | Jovens receberam auxílio financeiro da Prefeitura para participar do evento 

Entre os dias 16 e 20 de março, a Universidade de São Paulo (USP) promoveu a Feira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2015, mostra de projetos que busca estimular os jovens cientistas. 
Os alunos Ramon Kaizer Marques, Henrique Mohr e Arthur Henrique Alves, do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, participaram da Feira, apresentando o projeto “Desmatamento e Reflorestamento do bairro Centenário”, desenvolvido na disciplina de Seminário Integrado, que venceu a feira da escola, a Mostra IEESAPIENS, e foi selecionado para participar do evento na capital paulista. A professora Tânia Becker, que ministra a disciplina de Seminário Integrado, acompanhou os alunos na viagem à São Paulo. Também participou da coordenação do projeto o professor Josiel da Silva, de Geografia.
Apesar de não terem sido premiados, Tânia vê a participação dos alunos como um experiência positiva. “Foi uma experiência muito boa. Estamos no inicio da caminhada, é apenas nosso terceiro ano trabalhando com pesquisas. Um dos professores que ganharam prêmios de destaque já levava os alunos para a Feira há nove anos, e essa foi apenas a segunda vez que a escola participou da Febrace”. é um estímulo, tanto para os professores quanto para os alunos.” Henrique também compartilha da sensação. “A organização do evento gostou muito do nosso projeto, mas como os projetos dos outros grupos tinham algo a mais, geralmente voltados pra engenharia ou tecnologia, acabamos não ganhando. Mas foi bom, divulgamos o nome da cidade para todos que passaram na Feira”.
Para Tânia, a participação na Feira é um estímulo, tanto para os professores quanto para os alunos. Henrique também compartilha da sensação. “A organização do evento gostou muito do nosso projeto, mas como os projetos dos outros grupos tinham algo a mais, geralmente voltados pra engenharia ou tecnologia, acabamos não ganhando. Mas foi bom, divulgamos o nome da cidade para todos na Feira”.
Tecnologia e Engenharia
Tânia e os alunos comentam também sobre como a FEBRACE investe pesadamente em tecnologia e engenharia. Na área da tecnologia, dez escolas foram premiadas, ganharam uma viagem para os Estados Unidos e vão participar da feira da Intel, que é um dos patrocinadores da FEBRACE. O Centro de Coordenação de Estudos da Marinha de SP, um dos apoiadores do evento, participa com um stand na Feira. “Eles apoiam projetos que têm relação com a água, além da própria engenharia naval”, diz Henrique.