Alunos do 3º ano do IEES querem levar a energia sem fio para o mundo

Sapiranga – Com 17 e 19 anos, eles querem levar a energia elétrica sem fios para o mundo. Este é o plano de Gabriel e Mateus, que através de um projeto de física, no Instituto Estadual de Educação Sapiranga, o IEES, desenvolveram um sistema capaz de transmitir energia elétrica sem fios. O aparelho elétrico testado por eles foi uma lâmpada flourescente. “Pesquisei na internet e assisti alguns documentários que me chamaram a atenção para o alto custo gasto para levar a energia elétrica para áreas rurais e a poluição visual que a quantidade de fios transmite”, explica Gabriel.
O projeto está sendo apresentado na II Sapiência, nesta quinta-feira (20), na escola Genuíno Sampaio, em Sapiranga. Há 64 projetos de alunos do terceiro ano de Sapiranga expostos na feira, onde os trabalhos escolhidos poderão representar o município na Mostratec e na Febrace, em 2015.
A tecnologia foi desenvolvida em sala de aula, mas segundo Mateus, o plano dos alunos é compartilhá-la com o mundo. “A ideia foi desenvolvida em 1900, por Nicola Tesla. As pessoas, quando conhecem o projeto, acham que só estamos em busca de uma boa nota na escola. Muitos não entendem que queremos expandir a tecnologia para o mundo todo”, explicou o estudante.
Para transmitir a energia, os alunos precisaram transformá-la de 220 volts, vindo da rede elétrica, e elevar sua tensão à 200 mil volts. Esta tensão das cargas elétricas pode romper a resistividade dielétrica do ar e fluir através dele. O grupo, composto por seis alunos, gastou mais de R$ 600 para desenvolver o projeto, instruído pelo professor Matheus Vicenzo Lehnen, que atua há cinco anos no IEES.