Alunos de Sapiranga desenvolvem projeto para substituição do diesel através da produção de biodiesel

Maitê Wingert, Tiago Rafael Wasen, Matheus Gabriel são alunos da Escola Luterana São Mateus

Os alunos do 9° ano da Escola Luterana São Mateus, Maitê Wingert, Matheus Gabriel e Tiago Rafael Wasen, estão representando Sapiranga na 20ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) com o projeto intitulado “Reaproveitamento do Óleo de Cozinha para fazer Biodiesel e Glicerina”, sob a orientação do professor Rômulo Candido de Souza.

 

 

Com o objetivo de elaborar um projeto para a produção de biodiesel e a substituição do diesel no munícipio, mostrando para a população que é possível reutilizar o óleo de cozinha para fazer biocombustível, os estudantes realizaram entrevistas em estabelecimentos alimentícios e nas Secretárias de Obras e Educação de Sapiranga, afim de descobrirem a quantidade de biodiesel que é gerado na cidade, além de outras experiências e testes feitos.

Após a finalização do projeto, o objetivo é arquitetar um ponto de coleta em bairros ou escolas, onde um transporte recolha e leve até o espaço destinado para a produção desse biocombustível.

O grupo, que também está em busca de apoio político pra tornar o trabalho um projeto de lei, entrou em contato com o secretario de Meio Ambiente de Sapiranga para ver a viabilidade do projeto.

“Concluímos que 18.200 litros de biodiesel seriam obtidos apenas com as famílias de alunos da rede municipal e com os quatros restaurantes entrevistados. Em síntese, Sapiranga utiliza em torno de 8.900 litro de diesel por mês, ou seja, conseguiríamos obter mais biodiesel que o necessário”, conta os estudantes.

VOTO POPULAR

Este ano a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) ocorre em formato online e a escolha dos vencedores ocorre por meio de voto popular, que pode ser feito até a próxima segunda-feira, 28, através da visualização do vídeo oficial do grupo.

Acesse o link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=B68JmLuZe_w