Alunos da APAE de Sapiranga contam com atendimento odontológico especial

Uma parceria entre a Prefeitura de Sapiranga e a APAE da cidade permite que alunos atendidos pela instituição recebam tratamento odontológico especial. A ação já ocorre há mais de dez anos e, quinzenalmente, na Unidade Básica de Saúde do bairro Centenário, os alunos contam com todos os serviços disponibilizados pela rede básica de saúde. Os procedimentos que não podem ser realizados na UBS são encaminhados para o hospital Bom Pastor de Igrejinha que também recebe os pacientes.

Dois dentistas da unidade, Raylander de Andrade Charão e Marilia Griebeler, são os responsáveis por realizar os procedimentos nos alunos da APAE. “A gente faz contato com a diretora da APAE e ela nos encaminha os pacientes após falar com os pais”, explica Marilia. “Alguns pais, dos alunos que atendemos há mais tempo, já fazem contato direto e também já agendamos”, acrescenta Raylander. Em caso de algum aluno apresentar um caso de emergência, os dentistas fazem um encaixe durante os outros dias para não deixar o paciente sem atendimento. “No ano passado, durante a pandemia, a gente não estava realizando os atendimentos, mas também mantivemos o plantão e o contato direto com a APAE caso surgisse alguma emergência para não deixar ninguém sem atendimento”, cita Charão.

Atendimentos na sede da APAE

Além dos atendimentos que ocorrem na UBS Centenário, os dentistas vão até a APAE para realizar avaliações dos alunos, porém, devido a pandemia, esta ação está suspensa. “Nós vamos até lá para conhecer os alunos, avaliar eles. Eles têm um vínculo bom com nós”, contextualiza Marilia. “Eles já nos conhecem de anos e isso também facilita o atendimento”, complementa Raylander.

A diretora da APAE, Kátia Lauffer, valoriza os atendimentos realizados através da parceria com a prefeitura. “É um trabalho muito importante que os dentistas realizam, fazendo uma espécie de pré-atendimento aqui na escola mesmo para depois realizar os agendamentos na UBS”. Kátia também cita a convivência entre os profissionais e os alunos. “É muito legal, eles já são bem amigos dos alunos e isso também é importante porque garante mais tranquilidade para os alunos quando vão até o posto. Eles se sentem mais seguros”, explica Kátia salientando ainda os resultados da parceria. “Vem funcionando muito bem, os alunos estão com uma saúde bucal bem melhor”, cita a diretora da APAE.

Prefeita valoriza

A parceria entre a APAE e Prefeitura também é saudada pela prefeita Carina Nath, que enfatiza a possibilidade de permitir que os alunos da instituição tenham um atendimento diferenciado e de forma especial. “Estamos felizes em oferecer mais esse serviço à população. As pessoas são o centro das nossas decisões e, por isso, concretizar um projeto tão importante como o de garantir a boa saúde bucal dos alunos da APAE, é sentir que estamos fazendo parte do processo de desenvolvimento dessas pessoas”

“Muito bom”

De acordo com o grau de necessidade, os alunos são encaminhados para atendimento. “A gente prioriza aqueles que necessitam primeiro desse atendimento”, esclarece a diretora da APAE. Umas das alunas da instituição que participa dos atendimentos é Kelly Regina Rodrigues de Brito. Ela comenta a oportunidade recebida através da parceria entre a APAE e a Prefeitura. “Os dentistas são muito queridos, o atendimento é muito bom. Vou cuidar dos dentes para ficar tudo bem”, completou Kelly após receber as orientações de Marilia e Raylander.