Alunos cultivam sua própria horta na Escola La Salle, de Sapiranga

Sapiranga – Alunos da turma 611 do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle, no bairro Santa Fé, comem o que eles próprios estão plantando na horta da escola durante o ‘Projeto do Meio Ambiente’, desenvolvido no contraturno escolar juntamente da professora de Ciências, Daniela Mulligan.

 

Além de proporcionar o contato direto com a natureza, o cultivo de uma horta na escola está promovendo a consciência socioambiental das crianças.

O projeto ocorre desde o início do ano letivo de 2022, nas segundas-feiras, das 14h30 às 16h30. Em dias de chuva, os alunos aprendem sobre outros processos relacionados à ecologia, por exemplo, a produção de sabão vegetal. Dentre os afazeres nos cuidados com a horta, estão a limpeza dos vasinhos feitos de pneus, a remoção de inço e folhas secas ou mortas, o semeio e plantio de novas mudas e, por fim, os alunos regam todas as flores e plantas da escola, que ficam espalhadas pelo pátio, com a água retirada de uma cisterna.

O aprendizado das técnicas de cultivo proporcionam aos estudantes um momento de interação e conhecimento fora da sala de aula, além de uma alimentação mais saudável, já que os alunos levam para casa os alimentos que são colhidos na horta, para utilização familiar. Recentemente, eles já conseguiram colher alfaces e temperos como salsa, plantados e cuidados com muito carinho. Em breve, as mudas de pepinos devem vingar e proporcionar uma nova colheita.

A professora responsável pelas atividades, Daniela Mulligan, relata que as crianças  adoram participar e perceber o crescimento das plantas semana a semana. “Esse contato com a natureza é muito importante para os pequenos, a parte que eles mais gostam é mexer na terra”, destaca.

Por Prefeitura de Sapiranga