Aluno da rede municipal de ensino de Campo Bom é vice-campeão em campeonato regional

Foto: Divulgação/PMCB

Campo Bom – O estudante Cassiano Chagas de Mello, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Princesa Isabel é vice-campeão na categoria Infantil Masculino dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Com 11 anos, o jogador realizou 100% das partidas e conta que é a primeira vez que participa de um evento tão grande. “Já participei de outros campeonatos, mas não de um tão grande quanto o Jergs. Achei muito interessante de participar porque é um campeonato muito disputado, em que todos os participantes jogam bem, então amei a minha colocação, estou muito feliz”, relata. Para a mãe de Cassiano, Tatiane de Mello, o resultado do empenho do filho é um orgulho imensurável. “Tenho um orgulho imenso dele, principalmente pela competitividade. O Cassiano tem demonstrado uma maturidade para competir, além da dedicação, e do foco. Ele treinou previamente e tenho muita gratidão pelo professor Eder, que nunca deixou de estar presente e próximo dos estudantes, assim como escola, que sempre incentiva e apoia os alunos para desenvolverem uma prática tão importante para o desenvolvimento das crianças”, conta.

O professor Eder de Oliveira explica que realiza a oficina de xadrez no contraturno escolar e, em decorrência da pandemia do coronavírus, as atividades tiveram que ser repensadas. “Em virtude das determinações de distanciamento social, o Município teve a iniciativa de organizar competições de xadrez de forma on-line, pois não teria problemas de aglomeração e contato físico, já que os competidores jogariam na sua casa, em segurança. Assim que inscrevemos os alunos nos Jergs, começamos a fazer treinos diários de uma hora, com o objetivo de aprender a jogar naquele ambiente virtual, a se adaptar as novas regras do sistema. Quando chegou a hora de competir, eles já estavam adaptados, e os resultados foram positivos”, diz. De acordo com a diretora da Emef Princesa Isabel, Larissa Guntchingg, o projeto de xadrez existe na escola desde 2010. “Realizamos atividades com xadrez há dez anos, algo que foi se tornando tão importante que, com o passar dos anos, acabamos trabalhando com todos os alunos, do 1° até o 5° ano. É sempre importante a parceria da família também, pois os alunos precisam jogar e treinar para conhecer as estratégias e irem se aprimorando, principalmente em 2020, em que o atendimento foi remoto”, aponta.

Apoio do Município

Segundo o prefeito Luciano Orsi, Campo Bom é um grande incentivador do esporte como um agente transformador e formador das pessoas. “As crianças crescem com mais saúde, disciplina, respeito, superação e, com isso, relacionam-se melhor com o outro. O xadrez é um esporte que chama muitos competidores, tanto que nos últimos anos lotamos o ginásio nos eventos e que, com a pandemia, não pudemos realizar, mas esperamos retomar no futuro. Afinal, praticar esporte é qualidade de vida”, expressa. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, o xadrez é uma grande ferramenta de ensino. “O xadrez é uma poderosa ferramenta educativa que estimula a capacidade de concentração e assimilação de novos conhecimentos”, explica.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Campo Bom