Alunas da IENH colecionam conquistas na área da pesquisa estudantil

Êxito | Estudantes participaram de quatro feiras nacionais e internacionais

Elas colecionam troféus, medalhas e certificados. Juntas, já somam mais de 30 deles. Durante esse ano, as alunas da 2ª série do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica – Juli Karin Arnold e Nathália Hoffmeister participaram de quatro feiras científicas nacionais e internacionais, das quais levaram o título máximo de campeãs gerais em duas delas.

Juli e a Nathália são colegas e amigas. Elas se conhecem há bastante tempo. “Nossas mães já eram amigas antes de nascermos. Nossa amizade já iniciou dentro do útero”, aos risos, comenta Juli.

A história delas com a IENH também não é recente. Após o maternal, em que estudaram juntas, vieram para a Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama, local onde também cursaram o Ensino Fundamental. Os três últimos anos do Fundamental cursaram na Fundação Evangélica e hoje são colegas no Ensino Médio. “Nossa primeira participação em feira de ciências foi no Pindorama, quando apresentamos trabalhos sobre países que participavam da copa. Desde então, sempre participamos de outras feiras através da escola. Todo o apoio que a IENH nos dá é bem importante para o desenvolvimento dos projetos”, conta Nathália.

Ondas do ambiente

Foi com o projeto “Reciclagem de Ondas Sonoras para Obtenção de Energia Elétrica”, em que propuseram uma técnica para transformação das ondas sonoras do ambiente em energia elétrica, que as meninas receberam as premiações. Utilizando um dispositivo com funcionamento inverso ao alto falante, elas realizam a transformação das ondas. A ideia das meninas é trabalhar com o sistema de compensação, em que a energia gerada pelo dispositivo é direcionada à rede elétrica. Juli e Nathália realizaram testes em ruas movimentadas de Novo Hamburgo, encontrando resultado positivo na geração de energia. Na participação em feiras, inicialmente, foram vencedoras da 40ª Feira de Ciências IENH, recebendo também o 1° Lugar na Categoria Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o prêmio de Melhor Caderno de Campo. Além disso, foram credenciadas para participar da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, X Mostra Regional de Ciência e Tecnologia do Colégio Luterano Arthur Konrath – Mostra CLAK e Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE.

Crédito da foto: Luana Nagel/IENH

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664