Alterações melhoram a estrutura do espaço na Secretaria da Saúde em Sapiranga

No ponto de atendimento da Farmácia Municipal/ Foto: Cláudia Silva

Sapiranga – A pandemia trouxe consequências e mudanças para todos os setores da sociedade, mas sem dúvida, a mais impactada foi a área da saúde. Além dos atrasos gerados pela paralisação de procedimentos, exames e cirurgias, o que gerou filas, outro ponto é o aumento da demanda, já que as sequelas pós-covid são um problema novo e bem real.

Em Sapiranga, uma série de medidas para conseguir suprir a demanda e também sempre buscando uma evolução na qualidade de atendimentos, estão sendo tomadas na Secretaria da Saúde.
As realocações começaram ainda em setembro e a Farmácia Municipal foi para um espaço mais amplo, logo na entrada da secretaria. “Estamos entregando uma média, nos últimos dois meses, de 25 mil receituários mensais. Antes estregávamos uma média de 13, 14 mil”, conta a secretária de Saúde, Janete Hess. Conforme este levantamento, somente em setembro foram mais de 1 milhão de doses (pílulas, comprimidos) distribuídas. Esse aumento de fluxo exige um estoque e espaço maior para atendimento para a farmácia.
O crescente nos atendimento vem sendo monitorado desde janeiro e se reflete em outros setores, como a ecografia e a regulação que também estão em novas instalações.

“Nosso objetivo é sempre qualificar e ampliar o serviço, visando o bem-estar de todos”

“A farmácia estava em um espaço apertado, mas enfim, a gente ia atendendo. A sala de eco também, não tínhamos banheiro e o acesso para cadeirantes não era confortável”, conta a secretária Janete, que reforça: “Estamos sempre procurando ampliar e qualificar o serviço. Para o bem dos pacientes e também do servidor”.
Outro setor que mudou de local foi o da regulação. Neste serviço, dois médicos fazem o encaminhamento para as chamadas ‘referências’, como Portão (de oftalmologia) e Canoas (traumatologia) e depois fazem o acompanhamento da situação do paciente no sistema estadual.
O almoxarifado da Secretaria de Saúde, que precisava ser dividido em três pontos, agora foi unificado junto ao prédio da Administração Fazendária e o espaço que estava destinado a ele deve abrigar a distribuição dos medicamentos especiais. Ainda no mês de novembro está prevista também a reformulação da Sala de Vacinas, que fica na Unidade de Saúde Central. O objetivo será dar mais espaço e privacidade para o posto de vacinas, o que vai aprimorar o atendimento.

Sala de ecografias funcional e mais preparada

O ecógrafo ficava em espaço pequeno e com pouca acessibilidade. A mudança já era planejada, mas o aumento de fluxo acelerou o processo. A rede de saúde tem a parceria com a clínica Intra para este tipo de exame , mas devido ao aumento de encaminhamentos os exames realizados na secretaria em setembro ultrapassaram a marca dos 1.230. Em janeiro, por exemplo, foram realizadas 811 ecografias.
“Agora, na sala mais ampla, fica mais confortável e a praticidade no atendimento melhora”, destaca a secretária Janete.
Há também aqueles pacientes que tiveram que interromper um tratamento na pandemia e agora retomam com o caso agravado.